Geral

13 de 12 de 2023, 17:56

Diário

Farmácias do distrito de Viseu recolhem donativos para ajudar famílias carenciadas

Treze farmácias da região participam na campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que angaria donativos para a compra e entrega de medicamentos prescritos a pessoas carenciadas. Iniciativa decorre até 20 de dezembro

farmácia viriato viseu arquivo jornal do centro

Fotógrafo: Arquivo Jornal do Centro

Treze farmácias do distrito de Viseu participam na campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que angaria donativos para a compra e entrega de medicamentos prescritos a pessoas carenciadas. A iniciativa solidária começou no início desta semana e é organizada pela Associação Dignitude.

Só no concelho de Viseu, são sete as farmácias aderentes a esta campanha: A Medicinal, Avenida, Gama, Grão Vasco, Moderna, Silva de Oliveira e Viso.

Também recebem donativos as farmácias Abreu (Mortágua), Augusta (Tarouca), Batista Ramalho (Armamar), César (Moimenta da Beira), Moderna (Carregal do Sal) e Tavares (São João da Pesqueira).

Para se juntar a esta causa, basta deslocar-se a um destes estabelecimentos até 20 de dezembro e doar o troco das compras de medicamentos ao programa “abem: Rede Solidária do Medicamento”, que ajuda famílias em situação de pobreza a aceder aos medicamentos de que precisam.

Além dos trocos, os donativos também podem ser feitos por MB Way (932 440 068) ou por transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

A campanha, que entra na 10.ª edição, vai ter lugar em mais de 600 farmácias aderentes em todo o país. Segundo a Dignitude, um estudo da Universidade Nova de Lisboa dá conta de que a proporção de famílias desfavorecidas que diz não ter adquirido todos os seus medicamentos ultrapassa os 50 por cento.

“O acesso ao medicamento passou a ser um direito de todos, sendo um forte contributo para uma vida mais feliz”, explica Ilda Matos, vereadora da Câmara de Mortágua.

“É com bastante satisfação que as farmácias aderentes do distrito de Viseu se juntam à Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”. Podemos ajudar a melhorar a qualidade de vida dos portugueses e, acima de tudo, permitir o acesso ao medicamento com dignidade”, explica Elisa Nobre Almeida, farmacêutica da Farmácia Abreu, situada também em Mortágua.

Só no distrito de Viseu, existe uma rede de 43 farmácias aderentes ao programa abem:, à qual mais de 450 beneficiários já puderam aceder sem custos aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início da iniciativa em 2016, foram dispensadas 38.397 embalagens de medicamentos na região.

A rede conta também com nove entidades referenciadoras no distrito: as câmaras de Viseu, Castro Daire, Mangualde, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades e Penedono, a Conferência de Nossa Senhora do Viso e a Junta de Freguesia de Viseu.

Os beneficiários do programa abem: são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica e que estejam referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, instituições sociais, Cáritas e misericórdias.