Geral

27 de 01 de 2023, 09:57

Diário

Frio vai continuar nos próximos dias na região de Viseu

Instituto Português do Mar e da Atmosfera alargou o aviso amarelo por causa das baixas temperaturas até segunda-feira. Confira aqui as temperaturas para o fim de semana

Frio, temperaturas baixas, pessoas, Mau tempo

Fotógrafo: Igor Ferreira

O tempo frio e seco vai continuar nos próximos dias no distrito de Viseu. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu novamente o aviso amarelo por causa das baixas temperaturas até às 6h00 da próxima segunda-feira (30 de janeiro).

A população da região vai continuar a bater o dente este fim de semana. De acordo com as previsões do IPMA, Viseu registará esta sexta-feira (27 de janeiro) 10 graus de máxima e 0º de mínima.

Penedono, o concelho mais frio da região nos últimos dias, vai ter hoje 2 graus negativos de mínima. Cinfães, Moimenta da Beira e São João da Pesqueira atingirão o -1º. Com zero graus de mínima estarão Armamar, Lamego, Resende, Sernancelhe, Tarouca e Vila Nova de Paiva.

Já nas máximas, Mortágua vai ter 14 graus. Com 13º estarão Carregal do Sal, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela.

Armamar, Cinfães, Mangualde, Nelas, Resende e Tabuaço não passam dos 11 graus. Em Castro Daire, Lamego, Penalva do Castelo e Tarouca o mercúrio vai marcar os 10º.

Em Moimenta da Beira, São João da Pesqueira e Sátão o IPMA prevê 9 graus. Vila Nova de Paiva contará com 8º e Penedono e Sernancelhe com 7º.

No fim de semana, Viseu vai ter 9º de máxima e 0º de mínima no sábado (dia 28). Já no domingo (dia 29) as temperaturas descem ainda mais, registando-se 1 grau negativo de mínima e 7º de máxima.

O tempo frio com temperaturas mínimas baixas vai continuar em Portugal continental pelo menos até à próxima quinta-feira (2 de fevereiro), isto segundo a meteorologista Madalena Rodrigues.

“O tempo vai continuar frio, com temperaturas mínimas baixas pelo menos até quinta-feira da próxima semana, com emissão de aviso amarelo para todo o território do continente”, disse à agência Lusa.

De acordo com Madalena Rodrigues, Bragança, Vila Real, Guarda e Braga serão os distritos onde as mínimas serão mais baixas, variando entre os -4º e os -6º.

“Vamos continuar com céu pouco nublado ou limpo, apenas com alguma nebulosidade nas regiões do Norte e Centro, formação de gelo e geada e vento por vezes forte nas terras altas”, indicou.

Por causa das temperaturas mínimas baixas previstas para os próximos dias foi emitido pelo IPMA aviso amarelo para todos os distritos do continente para sábado e domingo.

Os 18 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima, devendo ser renovados na próxima semana, segundo Madalena Rodrigues.

O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.