Geral

24 de 01 de 2024, 16:06

Diário

Fundação americana cede espólio ao futuro Museu Aristides de Sousa Mendes

Sousa Mendes Foundation assinou acordo com a Câmara de Carregal do Sal em Washington. Protocolo garante partilha de coleções e arquivos sobre o antigo cônsul ao espaço que será inaugurado este ano

carregal do sal visita estados unidos aristides de sousa mendes

Fotógrafo: Câmara de Carregal do Sal

A Sousa Mendes Foundation (SMF), nos Estados Unidos, irá ceder arquivos relacionados com o antigo cônsul Aristides de Sousa Mendes ao futuro museu que está a ser construído no concelho de Carregal do Sal.

A parceria foi formalizada recentemente entre a instituição e a Câmara de Carregal, cujo executivo fez uma visita a Washington a convite do embaixador de Portugal nos EUA, Francisco Duarte Lopes.

O presidente da autarquia, Paulo Catalino, assinou com a SMF um protocolo de colaboração em que se prevê a partilha de coleções, arquivos, biblioteca e outros materiais que sejam recolhidos ou estejam na propriedade desta fundação e que se destinem a serem expostos ou cedidos ao Museu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato.

As entidades acordaram que o protocolo vigorará por “todo o tempo em que durar o Contrato de Comodato da Casa do Passal, celebrado entre a Fundação Aristides de Sousa Mendes e o Município de Carregal do Sal”, acrescenta a autarquia em comunicado. A cerimónia de assinatura teve lugar na chancelaria da Embaixada de Portugal em Washington.

“Com a assinatura do protocolo foi dado mais um importante passo com vista à concretização do Projeto Aristides de Sousa Mendes e, em particular, em relação ao futuro Museu”, enaltece a Câmara de Carregal.

O presidente Paulo Catalino esteve acompanhado pelo vereador Luís Fidalgo nesta deslocação aos Estados Unidos, tendo participado num evento comemorativo do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, intitulado “Combater o antissemitismo: a vida e o legado de Aristides de Sousa Mendes”.

A iniciativa contou com a colaboração do Portuguese-American Caucus e do American Jewish Committee e decorreu no Congresso norte-americano, contando com a presença de vários congressistas e representantes da comunidade judaica americana.

A requalificação da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, conta com um investimento de 3,4 milhões de euros. Declarada como Monumento Nacional em 2011, a antiga casa de Aristides de Sousa Mendes foi lugar de acolhimento de muitos refugiados salvos pelo diplomata e é considerada um espaço de relevância cultural, social e histórica de Portugal.

O futuro museu dedicado ao antigo cônsul que salvou milhares de judeus do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial será inaugurado a 19 de julho, no mesmo dia em que se assinalam os 139 anos de nascimento do diplomata.