Geral

20 de 03 de 2023, 15:01

Diário

Idosos de Nelas vão ter teleassistência da GNR

Município aderiu ao projeto E-Guard, que garante teleassistência aos idosos da região de Viseu que vivem sozinhos ou isolados

nelas gnr sos

Fotógrafo: Facebook/Câmara de Nelas

O município de Nelas aderiu ao projeto E-Guard, que garante teleassistência aos idosos da região de Viseu que vivem sozinhos ou isolados. A assinatura do protocolo com a GNR ocorreu esta segunda-feira (20 de março), nos Paços do Concelho.

A Câmara de Nelas destacou que, com a adesão à teleassistência, o objetivo é “criar um canal de comunicação direto” com os idosos isolados e vulneráveis do concelho, utilizando um dispositivo SOS que monitorizará o dia-a-dia da pessoa.

O presidente da Câmara, Joaquim Amaral (PSD), realçou que a colaboração com as forças de segurança é para continuar, assegurando também “uma maior proteção de todos os munícipes e intervenção atempada em situações de perigo junto das crianças e jovens”, além do combate ao isolamento da população sénior.

“Na área de intervenção social, uma das prioridades do Executivo, o Município de Nelas tem assumido um papel interventivo no apoio a projetos que constituam uma ajuda inestimável na promoção do bem-estar e da qualidade de vida de grupos da população mais carenciados, designadamente por via da celebração de protocolos de cooperação com entidades que se afirmam como parceiras determinantes na concretização das atribuições autárquicas”, acrescenta a Câmara.

O comandante da GNR de Viseu, coronel Vítor Assunção, disse que é prioridade da Guarda permitir a autonomia das pessoas em situação de dependência através da implementação de serviços de apoio e segurança como a teleassistência, evitando a institucionalização em lares de idosos.

O sistema E-Guard funciona através de um objeto do tamanho de um comando de portão com um botão que, quando premido durante mais de três segundos, aciona uma chamada SOS para a GNR.

O equipamento pode ser usado caso o idoso presencie ou seja vítima de crime ou de uma situação de perigo ou até no caso de doença súbita ou queda, além de definir um perímetro de segurança e alertar em caso de imobilidade. A sala de situação da GNR recebe os alertas e aciona os meios de socorro. Se os aparelhos se mantiverem inativos por mais de 12 horas, os militares tomam a iniciativa de contactar os idosos sinalizados.

A iniciativa da GNR já abrange os concelhos de Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela e Viseu.

O número de idosos a viverem sozinhos ou isolados no distrito de Viseu tem vindo a aumentar. Segundo os dados do Censos Sénior 2022 da GNR, há pelo menos 3.586 idosos a morarem só e em locais ermos na região, mais 43 em comparação com 2021.

Viseu continua a ser o terceiro distrito do país com mais seniores sinalizados, depois de Vila Real (5.353) e Guarda (5.243).