Geral

04 de 09 de 2022, 16:53

Diário

Incêndio em Viseu está dominado. No local estão ainda 170 operacionais

Próximas horas são para os trabalhos de consolidação e rescaldo, que se preveem demorados. No local estão ainda 170 operacionais, apoiados por dois meios aéreos.

arvore queimada com fumo dos incendios. Cinzas resolução

Fotógrafo: Igor Ferreira

O incêndio que esta manhã deflagrou em Sarzedêlo, na freguesia de São Cipriano e Vil de Souto, no concelho de Viseu, e que chegou a ter duas frentes ativas, já foi dominado e está agora em fase de conclusão. As próximas horas são para os trabalhos de consolidação e rescaldo, que se preveem demorados.

As chamas lavraram com intensidade e no local chegaram a estar nove meios aéreos no apoio aos mais de 150 bombeiros. O alerta foi dado às 11h29. No local estão ainda 170 operacionais, apoiados por 49 meios terrestres e dois meios aéreos.

As chamas consumiram uma zona de mato e pinhal, não tendo ameaçado com gravidade habitações ou povoações. O combate ao incêndio foi dificultado pela "vegetação e relevo do terreno", disse ao Jornal do Centro Rui Leitão, comandante dos Bombeiros Voluntários de Viseu.

"A progressão dos meios foi lenta devido à vegetação e relevo do terreno, o que também se vai verificar nos trabalhos de consolidação e rescaldo", explicou.

O concelho de Viseu está hoje em perigo máximo de incêndio rural, à semelhança de praticamente todo o distrito. Estão neste nível de alerta, além de Viseu, os concelhos de Armamar, Castro Daire, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Penalva do Castelo, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Vila Nova de Paiva e Vouzela.

Os municípios de Carregal do Sal, Cinfães, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão e Tondela estão em risco muito elevado de incêndio rural.