Geral

08 de 10 de 2022, 10:41

Diário

Incêndio: Quatro concelhos em risco muito elevado

Grande parte da região está em risco elevado de incêndio rural. Temperaturas máximas vão rondar os 24 e 30 graus

Bombeiros em incendio de mangualde

Fotógrafo: Igor Ferreira

Mangualde, Moimenta da Beira, Penalva do Castelo e Viseu são os quatro concelhos do distrito de Viseu que estão em risco muito elevado de incêndio rural. Segundo os dados do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), estes são os concelhos que apresentam mais cuidados, sendo que grande parte da região está em risco elevado.

Armamar, Carregal do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Nelas, Oliveira de Frades, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Tondela, Vila Nova de Paiva, Vouzela, são os concelhos a laranja no risco de incêndio rural. Em risco moderado, o segundo menos grave, estão os concelhos de Mortágua e Santa Comba Dão.

Já no que diz respeito a temperaturas, o IPMA prevê um sábado quente para grande parte da região, com alguns locais a chegarem aos 30 graus de máxima, como é o caso de Carregal do Sal e Mortágua.

Com 29 graus os concelhos de Nelas, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tabuaço, Tondela e Vouzela. Com menos um grau, 28º, estão Armamar, Mangualde, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo e Resende. Com o termómetro a marcar os 27º estão os concelhos de Castro Daire, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, São João da Pesqueira, Tarouca e Viseu. Sátão chega aos 26º, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva aos 25º e o concelho mais fresco é Penedono com 24º.

As mínimas na região vão rondar os 11 e 15 graus.