Geral

21 de 12 de 2022, 10:07

Diário

Inverno começa hoje com chuva em Viseu

Meteorologistas preveem precipitação fraca. Chuva intensa regressa no fim de semana de Natal

pingos de chuva

O inverno começa esta quarta-feira com a previsão de chuva na região de Viseu. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a cidade viseense mantém as temperaturas de ontem com uma máxima prevista de 13 graus e mínima de 11º.

No restante distrito, as temperaturas continuam praticamente as mesmas. Os concelhos de Mortágua e Vouzela contam com a máxima mais elevada, na ordem dos 17 graus.

Armamar, Carregal do Sal, Cinfães, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tabuaço e Tondela atingem hoje os 16º e Lamego, Nelas e Oliveira de Frades os 15º.

Mangualde, Moimenta da Beira, Penalva do Castelo, São João da Pesqueira e Tarouca têm menos um grau de diferença.

Seguem-se Castro Daire e Sátão com 13 graus, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva com 12º e Penedono com 11º.

Para amanhã, quinta-feira (dia 22), a temperatura em Viseu vai aumentar ligeiramente para os 14 graus de máxima.

Chuva fraca no país até sexta-feira
No país, o inverno começa com previsões de muita nebulosidade, períodos de chuva fraca ou chuvisco e temperaturas máximas entre os 16 e os 20 graus, em especial nas regiões Norte e Centro, segundo o IPMA.

“As temperaturas estão elevadas quer as mínimas, quer as máximas. Estão acima da média para época do ano embora tudo isto seja compatível com a entrada de massas tropicais com origem marítima vindas do Atlântico que têm trazido precipitação e também temperaturas acima da média”, disse a meteorologia Maria João Frada à Lusa.

A chuva vai ser intensa no fim de semana de Natal. A partir da manhã de sexta-feira (dia 23), aproxima-se uma superfície frontal fria que vai dar precipitação no Minho e Douro Litoral e vai estender-se a todas as regiões do Norte e Centro.

“Depois no sábado e domingo, principalmente no final de sábado pode haver precipitação que pode ser temporariamente intensa, mas ainda falta algum tempo, ainda há alguma incerteza. É um cenário ainda a confirmar, mas pode levar o IPMA a emitir avisos”, afirmou Maria João Frada.

Segundo a meteorologista, na origem do agravamento poderá estar uma depressão que vai deslocar-se no Atlântico de norte para sul.

“Portanto vamos ter nebulosidade, alguma precipitação fraca até 23 de manhã [sexta-feira], que na região sul será pouco frequente, e depois o agravamento com a vinda de uma depressão que se vai deslocar no Atlântico de norte para sul e ficar posicionada num vale nos níveis altos. Tudo vai depender se ele se aproxima mais do território ou se há uma crise anticiclónica que não deixa o vale entrar. Há essa incerteza para o fim de semana”, explicou.

O inverno começa às 21h48 de hoje, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.