Geral

19 de 07 de 2023, 12:03

Diário

JMJ: Maior número de peregrinos fica instalado em Viseu, no Colégio da Via Sacra

Diocese de Viseu recebe 1983 peregrinos, que vão ficar espalhados por vários concelhos da diocese, nomeadamente Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Viseu e Vouzela. Na diocese há 325 famílias de acolhimento

JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE 2023

Fotógrafo: Juventude Diocese de Viseu

A Diocese de Viseu vai receber nos próximos dias 1983 peregrinos estrangeiros que ficarão na região na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizam de 1 a 6 de agosto, em Lisboa. Espanha, França e Canadá são os países de origem destes quase dois mil participantes.

O Colégio da Via Sacra, em Viseu, é o local onde fica instalado o maior número de jovens, 809. O concelho de Viseu é, aliás, aquele que alberga mais pessoas. A freguesia de Mangualde aparece entre as que mais jovens recebe com 159 peregrinos e a freguesia de Oliveira de Frades com 50 jovens.

Os mais de 1900 peregrinos vão ficar espalhados por vários concelhos da Diocese de Viseu, nomeadamente Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Viseu e Vouzela.

Já no que diz respeito às famílias de acolhimento, a Diocese de Viseu tem 325, sendo a freguesia de São José, no concelho de Viseu, a que concentra o maior número, 53. A freguesia de Mangualde é a segunda com mais famílias de acolhimento, 31, seguida de Côta (Viseu), com 17. Além das famílias, a diocese tem espaços de acolhimento que reúne um conjunto de peregrinos.

Dias da dioceses com atividades para os peregrinos
As JMJ acontecem em Lisboa, mas antes disso os jovens vão estar alojados durante alguns dias nas várias dioceses do país, numa iniciativa que que a organização apelidou de “Dias nas Dioceses”, onde os peregrinos vão viver experiências sociais, culturais e desportivas nas paróquias onde ficam alojados. Em Viseu, o Dia da Diocese acontece de 26 a 31 de julho.

“É nos dias da Diocese que eles vão conhecer a realidade portuguesa, não é nas Jornadas. As JMJ é para viver as jornadas, estes dias é para conhecerem o nosso país e é através das famílias que isso vai acontecer”, explicou Sandra Gomes uma das responsáveis pela área das famílias de acolhimento, do Comité Organizador Diocesano de Viseu.

O programa já tem definidos os temas para cada um dos dias. “No dia 26 é feita a cerimónia de acolhimento, no dia 27 é o Dia da Cultura, dia 28 é o Dia da Missão, dia 29 o Dia do Desporto e dia 30 o Dia de Envio. No dia 31 é quando partem para Lisboa”, conta.

Mas, antes de irem para as Jornadas Mundiais da Juventude, os mais de dois mil jovens espalhados pela diocese vão juntar-se em Sátão onde decorrerá um Arraial Português, com “comes e bebes”, animação e tudo o que não pode faltar numa festa popular portuguesa.

No último dia (31 de julho), “vem toda a gente para Viseu para a cerimónia do envio. Onde estarão vários bispos, seja o de Viseu que fará o envio dos viseenses, sejam bispos estrangeiros que acompanham os seus jovens”, frisou.