Geral

07 de 03 de 2023, 18:16

Diário

Jovens deputados querem terapias e rastreios de saúde mental nas escolas

Alunos de 27 escolas e agrupamentos do ensino básico do distrito de Viseu reuniram-se em Carregal do Sal para discutir a saúde mental, o tema do Parlamento dos Jovens

parlamento dos jovens ensino básico 06 03 2023

Fotógrafo: Facebook/Câmara de Carregal do Sal

Alunos de 27 escolas e agrupamentos do ensino básico do distrito de Viseu reuniram-se na segunda-feira (6 de março) para discutir a saúde mental, o tema deste ano do Parlamento dos Jovens. A sessão decorreu nos Paços do Concelho de Carregal do Sal e uma proposta de dois estudantes do concelho foi aprovado na generalidade pelos jovens deputados.

Na sessão participaram também os deputados Hugo Carvalho e Cristiana Oliveira, do PSD. Cada escola apresentou os seus projetos de recomendação e, no final do debate, o projeto de Carregal do Sal, apresentado por Simone Gal Coelho e David Luzio Marques, foi o mais votado na generalidade com 27,8 por cento dos votos.

Depois os jovens foram divididos em cinco grupos e ajudaram a elaborar o projeto de recomendação do círculo eleitoral de Viseu, que foi depois aprovado num novo debate. O projeto será depois apresentado na sessão nacional a ter lugar na Assembleia da República.

Os jovens deputados de Viseu recomendam ao Parlamento que se realizem aulas de terapia cognitivo-comportamental com atividades de “mindfulness” e ao ar livre, dirigidas por equipas multidisciplinares “com opção de serem associadas a diversas disciplinas, não aumentando assim a carga horária”.

Das recomendações aprovadas, os estudantes também sugerem diminuir o horário escolar, “tornando-o mais flexível, mediante cada escola” e a criação de uma aplicação com podcast, textos de profissionais e um fórum onde seja possível trocar mensagens com psicólogos de forma anónima, com o apoio dos ministérios da Saúde e da Educação.

Os jovens propõem igualmente a realização de rastreios periódicos nas escolas para apurar problemas mentais e, em caso de deteção, dar ao aluno um vale semelhante ao cheque-dentista.

Ainda na sessão foram eleitos os jovens representantes de Viseu na sessão nacional do Parlamento de Jovens: Felícia Dias e Santiago Sousa, da Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades; Eva Figueiredo e Emília Figueiredo, da Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu); Beatriz Malta e Alice Silva, do Agrupamento de Escolas Grão Vasco (Viseu); e Maria Dias Fonseca e Ricardo Nascimento, da Escola Secundária Latino Coelho (Lamego).

Maria Fonseca, também aluna da Escola Latino Coelho, foi eleita porta-voz do grupo. Os suplentes são o Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues (Sernancelhe) e a Escola Secundária de Castro Daire.

A sessão distrital do Parlamento dos Jovens - Ensino Básico terminou com a divulgação do tema mais votado pelos jovens para a edição do próximo ano: Sexualidade, um assunto que será avaliado pela Comissão Parlamentar da Educação na Assembleia da República.