Geral

09 de 03 de 2023, 11:31

Diário

Jovens do secundário querem 'kits' de primeiros socorros psicológicos

Deputados do Parlamento dos Jovens aprovaram recomendações que incluem reforço das verbas do Orçamento do Estado para a saúde mental

parlamento dos jovens secundário

Fotógrafo: Instituto Português do Desporto e da Juventude

Os alunos do ensino secundário que participaram esta semana no Parlamento dos Jovens do distrito de Viseu propõem o reforço das verbas do Orçamento do Estado para a saúde mental e kits de primeiros socorros psicológicos. Os jovens estudantes foram os "deputados" desta sessão que decorreu no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

Nas recomendações aprovadas, os alunos sugerem a atribuição de “cheques psicológicos” para a área da saúde mental, à semelhança do que já acontece com os cheques-dentista, acreditando que tal medida levaria a um “aumento do número de psicólogos” no Serviço Nacional de Saúde e nos serviços de psicologia e orientação.

Os mesmos propõem que seja reforçado o Orçamento do Estado na área da saúde mental, “de forma a possibilitar às escolas contratarem mais psicólogos e formar pessoal docente, efetivando a obrigatoriedade da existência de serviços de psicologia e orientação”, e incentivar as autarquias a apoiar a promoção de “tempos de qualidade” através de atividades práticas, palestras e eventos.

Os estudantes recomendam ainda sensibilizar as comunidades escolares para a saúde mental, capacitando-as com "kits" de primeiros socorros psicológicos, constituídos por ações de formação, conversas informais, dias abertos e palestras.

Nesta sessão do ensino secundário, onde estiveram presentes 78 deputados de 25 escolas, também foram eleitos os representantes do círculo de Viseu na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, que irá decorrer na Assembleia da República a 29 e 30 de maio.

Viseu vai ser representado por Inês Leitão e Miguel Baptista (Escola Secundária Viriato, Viseu), Miguel Santos e Maria Ribeiro (Escola Secundária de Nelas), Matilde Esteves e Bernardo Girão (Escola Secundária de Sátão) e Jacinta Lourenço e Tomás Sá (Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu). Miguel Santos foi também eleito porta-voz do grupo.

Para o lugar de suplente foram eleitos Maria Andrade e Madalena Martins (Escola Secundária Alves Martins, Viseu) e Maria Gonçalves e Ana Pereira (Escola Secundária de Tondela).

Os jovens propuseram ainda o tema de literacia financeira para a próxima edição do Parlamento dos Jovens. A sessão contou com a presença dos deputados socialistas no Parlamento eleitos por Viseu, João Azevedo e João Paulo Rebelo, e do vereador da Educação na Câmara de Viseu, Pedro Ribeiro, entre outros.

Também esta semana decorreu a sessão distrital do ensino básico, em Carregal do Sal, onde os jovens aprovaram recomendações como a realização de aulas de terapia cognitivo-comportamental com atividades de “mindfulness” e ao ar livre e de rastreios periódicos e a redução do horário escolar.

No distrito de Viseu o programa Parlamento dos Jovens envolveu 25 escolas, 600 alunos, 8.640 eleitores inscritos, 4.317 votantes, 60 listas e 141 turmas.