Geral

08 de 10 de 2022, 08:30

Diário

Maçã Bravo Esmolfe: Autarca de Penalva do Castelo reclama mais apoios do Governo

Feira dedicada a este fruto que tem como berço na aldeia de Esmolfe, em Penalva do Castelo, acontece este domingo

Maçã bravo esmolfe

O presidente da Câmara de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, reclama mais ajudas do Governo para os produtores da maçã bravo esmolfe e apoios para a promoção desta variedade originária da aldeia de Esmolfe. Esta qualidade de maçã é conhecida desde o século XVIII e tem este domingo uma feira na localidade que a viu nascer.

“A maçã cria valor acrescentado, contribuindo decididamente para a economia familiar de subsistência”, afirma o autarca Francisco Carvalho, eleito pelo PS.

Apesar da importância deste fruto, o edil diz que “o Governo ainda tem um longo caminho a percorrer” para apoiar “os verdadeiros produtores da maçã bravo esmolfe, na localidade que lhe deu o nome”.

“Tem que fazer algo por este produto, nomeadamente ao nível dos seguros de colheitas porque eles queixam-se, e bem, que as macieiras dos concelhos vizinhos estão em zonas consideradas de risco menor”, refere.

Na opinião de Francisco Carvalho, as ajudas governamentais não podem ficar por aqui. O poder central e a região de Turismo, entre outras entidades públicas, também devem ajudar a promover esta variedade de maçã, conhecida pelo seu aroma adocicado.

“Nunca é demais a promoção, nós fazemos o nosso trabalho, mas ainda não é suficiente para de uma vez por todas colocarmos a bravo esmolfe como a rainha das maçãs. É preciso também o Governo apoiar, não é só a Câmara Municipal, tem que ser a região de Turismo, o Governo e várias entidades. Temos que ser todos a remar para o mesmo lado”, afirma.

Penalva do Castelo tem duas dezenas de produtores de maçã bravo esmolfe. A freguesia, originária desta variedade, tem três. Um dos maiores é o antigo presidente da Junta de Esmolfe, Abel Marques.

Esta maçã distingue-se das restantes pelo aroma e ímpares qualidades sápidas. É uma maçã de conservação prolongada e particularmente perfumada. Tem um calibre médio a pequeno. Possui uma polpa branca, macia, sucosa, doce e tem excelentes qualidades gustativas. A altitude indicada para o seu cultivo situa-se entre 350 e 550 metros. A colheita dos frutos é feita a partir da segunda quinzena de setembro.

A região demarcada da maçã bravo esmolfe engloba os concelhos de Penalva do Castelo, Tondela, Santa Comba Dão, Carregal do Sal, Nelas, Mangualde, Sátão, Viseu, S. Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, Sernancelhe, Penedono, Moimenta da Beira, Tarouca, Lamego e Armamar, no distrito de Viseu. Também Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Pinhel, Seia, Trancoso no distrito da Guarda. Ainda Covilhã, Belmonte, Fundão, no distrito de Castelo Branco e Arganil, Tábua, Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra.


Feira de regresso

Após uma paragem de dois anos, a Feira da Maçã está de volta este domingo, dia 9 de outubro, a Esmolfe. O certame organizado pela Câmara, Junta de Freguesia e Casa do Povo local vai na 26ª edição. O Largo de Santo Ildefonso volta a ser o palco da festa dedicada a este fruto.

O presidente da Câmara de Penalva do Castelo espera que neste regresso o evento “atinja o mesmo brilhantismo” que as iniciativas realizadas antes da pandemia.

“Será o retomar da Feira da Maçã, vamos ter 20 produtores de maçã e 50 expositores”, avança.

Nos stands os visitantes poderão comprar as famosas maçãs, artesanato, ainda os vinhos do Dão e os queijos Serra da Estrela produzidos no concelho.

“É um evento três em um, como é costume, promovemos a maçã bravo esmolfe, o queijo Serra da Estrela e também o nosso vinho do Dão ”, acrescenta o autarca.

A feira abre portas pelas 10h00, sendo inaugurada pela secretária de Estado da Coesão Territorial, Isabel Ferreira. Antes, pelas 09h00, tem lugar um trail.

A animação está entregue a Augusto Canário, que atuará pelas 16h00. Pelo palco do certame passarão ainda a Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, a Casa do Povo de Esmolfe e o duo Artur & Márcia.

O programa da feira inclui ainda a realização do sexto concurso delícia da maçã bravo esmolfe.