Geral

29 de 09 de 2023, 09:34

Diário

Mais de 100 farmácias do distrito de Viseu administram vacina contra a gripe e Covid-19

Dos 107 estabelecimentos da região aderentes à campanha que arranca esta sexta-feira, 25 ficam no concelho de Viseu

Vacinação dos profissionais de saúde no hospital Tondela Viseu

Fotógrafo: Igor Ferreira

Mais de uma centena de farmácias do distrito de Viseu vão administrar a partir desta sexta-feira (29 de setembro) as vacinas contra a gripe e a Covid-19. Segundo informações do Infarmed, dos 107 estabelecimentos aderentes, 25 ficam no concelho de Viseu.

São elas a Medicinal, a Avenida, a Confiança, a Costa, a Misericórdia, a Ferrão e Castro, a Gama, a Gastromil, a Grão Vasco, a Marques, a Moderna, a Mouro, a Nery, a Nova, a Oliveira, a Pinto de Campos, a Portugal, a São Jorge, a São José, a Silva de Oliveira, a Vaz, a Viriato e as Farmácias de Bodiosa, Orgens e Viso.

Tondela é o segundo concelho com mais farmácias aderentes (10) e Lamego o terceiro (7). Mangualde, Nelas e Cinfães têm seis farmácias cada que irão administrar a vacina.

Em Castro Daire e São Pedro do Sul, há cinco estabelecimentos abertos e, em Carregal do Sal e Santa Comba Dão, quatro. Há três farmácias cada de Moimenta da Beira, Oliveira de Frades, Mortágua, Sátão e Vouzela na lista do Infarmed.

Armamar, Tabuaço, Tarouca, Sernancelhe e Penalva do Castelo têm duas farmácias. Já Penedono, Resende, São João da Pesqueira e Vila Nova de Paiva têm uma cada.

A campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe arranca hoje em unidades do Serviço Nacional de Saúde e farmácias, abrangendo maiores de 60 anos, pessoas com doenças de risco, profissionais de saúde e trabalhadores de lares.

A expectativa é conseguir vacinar entre 2 e 2,5 milhões de pessoas, segundo o subdiretor-geral da Saúde, André Peralta Santos.

No SNS será feita a vacinação das pessoas com menos de 60 anos e que tenham doenças de risco, das grávidas e dos profissionais de saúde, além de estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes e prestadores de cuidados a pessoas dependentes.

Haverá ainda vacinação nos lares, na rede de cuidados continuados integrados e nas prisões feita por profissionais do Serviço Nacional de Saúde.

As farmácias comunitárias vão pela primeira vez administrar a vacina contra a Covid-19 a maiores de 60 anos, havendo cerca de 6.000 farmacêuticos habilitados para o fazer nas mais de 2.300 farmácias que aderiram à campanha sazonal de vacinação 2023/2024.

Além do alargamento do serviço de vacinação nas farmácias à vacina contra a Covid-19, foram também recentemente regulados os serviços de renovação da terapêutica crónica e de dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade.

A lista completa das farmácias pode ser consultada no site do Infarmed.