Geral

26 de 09 de 2022, 11:02

Diário

Mais de 9.000 euros para premiar os melhores alunos de Tabuaço

Doze alunos do Agrupamento de Escolas de Tabuaço receberam o Prémio Abel Botelho, por se terem destacado com o melhor desempenho no último ano letivo

prémio melhores alunos tabuaço

Fotógrafo: D.R.

Doze alunos do Agrupamento de Escolas de Tabuaço receberam o Prémio Abel Botelho, por se terem destacado com o melhor desempenho no último ano letivo. A distinção foi entregue no final da semana passada pela autarquia local.

Este ano, o prémio – que completou a 19.ª edição – ascendeu aos 9.250 euros. O galardão é entregue desde 2004 para assinalar a vida e obra do escritor Abel Botelho, natural de Tabuaço que nasceu a 23 de setembro de 1854.

Além do reconhecimento dado aos melhores alunos do concelho, o município voltou a apostar na reedição da obra literária do autor comemorando os 167 anos do nascimento do autor.

Este ano foi reeditado “Amanhã”, considerado o primeiro romance português com um enredo passado no seio da classe operária documentando as primeiras linhas do pensamento anarquista em Portugal.

Ao longo das 19 edições da iniciativa, a Câmara de Tabuaço deu 124.250,97 euros aos melhores alunos do Agrupamento. Já o investimento na reedição das obras de Abel Botelho rondou os 77.597,02 euros.

A entrega do prémio ficou também marcada pela apresentação do projeto Planeta Show com a presença da cantora Áurea. O Planeta Show é um projeto pedagógico que quer promover o desenvolvimento sustentável.

O presidente do município, Carlos Carvalho, destacou a importância da iniciativa que representa “um dos pontos altos do cenário educativo” em Tabuaço.

“Se por um lado celebramos a vida e obra de Abel Botelho, um dos grandes vultos da literatura portuguesa, nascido em Tabuaço, e cuja obra tem sido trazida à leitura e ao conhecimento pela Câmara Municipal ao longo destes anos, celebramos também a dedicação, o empenho e o futuro dos nossos alunos”, disse.