Geral

11 de 01 de 2024, 10:09

Diário

Massa polar deixa distrito de Viseu com temperaturas negativas, mas o sol vai brilhar

Massa de ar polar da Escandinávia chega a Portugal continental esta quinta-feira e, com ela, chegam temperaturas mais baixas nos próximos dias. Confira aqui as previsões do IPMA

VISEU PESSOAS RUA PASSADEIRA ROSSIO

Fotógrafo: Jornal do Centro

O sol brilha esta quinta-feira na região de Viseu, mas as temperaturas descem devido à chegada de uma massa de ar polar vinda da Escandinávia. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para uma máxima de 9 graus e uma mínima de 3º na cidade de Viseu.

No distrito, as máximas variam hoje entre os 6 (Penedono e Sernancelhe) e os 12 graus (Mortágua). Os concelhos de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela ficam com 11º.

Já com 10 graus de máxima estão Nelas, Oliveira de Frades e Tabuaço. Com 9º estarão Armamar, Castro Daire, Cinfães, Mangualde, Penalva do Castelo e Resende.

Já Lamego, Sátão e Tarouca ficarão com 8 graus de máxima. E os concelhos de Moimenta da Beira, São João da Pesqueira e Vila Nova de Paiva podem contar com 7º no mercúrio.

Relativamente às mínimas, voltaram a registar valores negativos com -1 grau em Penedono e São João da Pesqueira. O IPMA prevê 0º em Moimenta da Beira e Tarouca e 1º em Armamar, Lamego, Sernancelhe, Tabuaço e Vila Nova de Paiva.

Os concelhos de Carregal do Sal, Mangualde, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, Sátão e Vouzela contam com 2 graus de temperatura mínima.

Estão ainda apontados 3º de mínima em Castro Daire, Cinfães, Nelas, Resende e São Pedro do Sul, 4º em Tondela e 5º em Mortágua.

Amanhã, sexta-feira (dia 12), Viseu ficará com 10 graus de máxima e 1º de mínima, prevendo-se céu pouco nublado. Mas o distrito pode contar com temperaturas ainda mais negativas em alguns concelhos.

A nova massa de ar polar que chega a Portugal continental irá “gradualmente afetar o norte da Península Ibérica e posteriormente as regiões mais a sul, embora com impacto reduzido”, refere o IPMA.

A progressiva influência da massa de ar irá notar-se mais a partir do final do dia de hoje e culminar na madrugada de quinta para sexta-feira, altura em que estão previstas mínimas entre os -5º e os 0º no interior Norte e Centro. O IPMA também não exclui a possibilidade de se registarem valores inferiores de temperatura a nível local.

Os meteorologistas preveem ainda formação de gelo ou geada, em especial no interior Norte e Centro, com impacto significativo no trânsito rodoviário. Já as máximas deverão oscilar entre os 3 e os 8 graus nas mesmas regiões, mas podem ser inferiores a 3º em locais da Beira Alta e do nordeste de Trás-os-Montes.

A temperatura irá subir no fim de semana (dias 13 e 14) e deverá manter-se sem grandes oscilações nos dias seguintes.