Geral

31 de 12 de 2022, 17:15

Diário

Mau tempo adia entrada dos comandos sub-regionais de proteção civil

Sistema iria entrar em vigor a 1 de janeiro. Os 25 concelhos da região ficarão repartidos em quatro sub-comandos, que correspondem às comunidades intermunicipais já existentes

Bombeiros fazem combate aos incendios. fogos incendio

Fotógrafo: Igor Ferreira

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) determinou este sábado o adiamento da transição do sistema para o modelo sub-regional, face ao agravamento das condições meteorológicas previsto para a passagem de ano.

A ANEPC determinou, “por precaução”, manter “os sistemas operacionais nas salas de operações distritais”, face às previsões de um “agravamento das condições meteorológicas, com chuva persistente e vento forte” para a passagem de ano, referiu a autoridade, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A mudança do sistema de Proteção Civil estava prevista acontecer em 1 de janeiro, com o fim dos 18 comandos distritais de operações e socorro (CDOS), que irão dar lugar a 23 comandos sub-regionais.

“A transição para o modelo sub-regional ocorrerá com a estabilização das condições operacionais, o que se estima poder acontecer no início da próxima semana”, acrescentou a ANEPC, na mesma nota.

A entidade justifica a decisão face à “elevação do Estado de Alerta Especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) para nível laranja para os distritos de Braga, Porto e Viana do Castelo”, na sexta-feira.

“A necessidade de adotar medidas preventivas e de reação face às condições meteorológicas adversas em grande parte do território continental, designadamente nas regiões do Norte e Centro e em especial no Minho e Douro Litoral, também contribuiu para a tomada dessa decisão”, realçou.

Os comandos sub-regionais na região de Viseu
Os 25 concelhos da região ficarão repartidos em quatro subcomandos, que correspondem às comunidades intermunicipais já existentes.

O comando sub-regional Viseu Dão Lafões integra os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Santa Comba Dão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

Ao do Douro fazem parte Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.

Resende de Cinfães passam para o comando sub-regional do Tâmega e Sousa e Mortágua ao de Coimbra.

À frente do comando sub-regional Viseu Dão Lafões ficará o atual comandante operacional de Viseu, Miguel Ângelo David. O Jornal do Centro sabe que o segundo comandante será João Cardoso, atual adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Viseu. José Requeijo, comandante dos Bombeiros de Moimenta da Beira, deverá ser o segundo comandante do Douro.