Geral

10 de 04 de 2023, 14:34

Diário

Moimenta da Beira é dos municípios da região de Viseu com maior perdas reais de água

Dados do Sistema de Informação de Indicadores de Perdas de Água relativos a 2021 indicam que a perda anual é de milhões de litros de água tratada no país

torneira de água 2

O município de Moimenta da Beira é, no distrito de Viseu, o que mais perdas de água registou no sistema de abastecimento às populações, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA). Os dados do Sistema de Informação de Indicadores de Perdas de Água relativos a 2021, mostram que o município perdeu 1.178.362 metros cúbicos de água por ano (72,9%), o que equivale a 420 litros por dia, situação que se tem vindo a agravar desde 2018.

Também com perdas elevadas, aparecem os concelhos de Lamego (59,6%), Resende (51,5%) e Penalva do Castelo (41,8%).
Nestes casos, o sistema de abastecimento em baixa é da responsabilidade das autarquias.
De referir ainda que a média de perdas reais dos concelhos que fazem parte do sistema privado Águas do Planalto é de 10,7%, enquanto que no SMAS de Viseu a taxa é de 14%.

O relatório anual da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), divulgado em fevereiro último, já alertava para a perda anual de milhões de litros de água tratada no país.
Em 2021, as perdas nas redes de abastecimento do país situou-se, em média, nos 28,8%, correspondentes a 237 milhões de litros de água por ano.
A quantidade que é desperdiçada daria para abastecer um milhão de portugueses.


Ainda de acordo com dados da ERSAR, a melhor água para se beber está em Cinfães e em Carregal do Sal que conseguiram, em 2021, 100 por cento nas análises efetuadas. Tondela, cuja entidade gestora é a Águas do Planalto, é a que apresenta um valor mais baixo (95,66) na qualidade de água, ainda assim, dentro dos valores considerados de água segura.