Geral

28 de 09 de 2023, 15:53

Diário

Moimenta da Beira e Sernancelhe têm o ar mais limpo do distrito de Viseu

Freguesias de Sarzedo, Sever, Arnas e Quintela registam uma média de poluição do ar abaixo do máximo estipulado pela Organização Mundial de Saúde. No concelho de Viseu, a maior poluição concentra-se nas freguesias urbanas

calor viseu genérico nascentro

Quatro freguesias dos concelhos de Moimenta da Beira e Sernancelhe são as localidades menos poluídas do distrito de Viseu. A conclusão é retirada de uma investigação do jornal britânico The Guardian sobre a poluição do ar na Europa.

As freguesias de Sarzedo e Sever, em Moimenta, e de Arnas e Quintela, em Sernancelhe, estão entre as localidades do país que registam uma média de poluição do ar abaixo do máximo estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com menos de 5 microgramas das partículas PM2,5 por cada metro cúbico.

As partículas PM2,5 são das mais perigosas para a saúde do planeta, uma vez que aumentam o risco de doenças respiratórias e cardiovasculares e ainda do cancro do pulmão. Além disso, também agravam os sintomas de outras doenças em caso de exposição crónica.

Viseu, Tondela, Carregal do Sal, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Lamego e Resende estão entre os concelhos que têm freguesias com níveis muito elevados de poluição do ar, registando 7,5 a 8,5 microgramas.

No concelho de Viseu, as freguesias mais poluentes são as do perímetro urbano (Viseu, Orgens, Repeses e São Salvador, Ranhados e Abraveses) enquanto que Cota se destaca por ter os níveis de concentração mais baixos do território (5 a 6 microgramas).

Na maioria dos municípios do distrito, mesmo as freguesias menos poluentes estão um pouco acima do valor máximo de concentração de partículas estabelecido pela OMS.

Ainda assim, o interior regista valores inferiores de poluição em comparação com os grandes centros urbanos do litoral do país, onde se regista o dobro.

A investigação do The Guardian afirma que 98 por cento dos europeus respira ar tóxico. Os valores representam uma média entre os anos de 2000 e 2019. A poluição do ar causa a morte prematura de 1.200 crianças e adolescentes todos os anos na Europa, de acordo com a Agência Europeia do Ambiente.