Geral

26 de 05 de 2022, 18:49

Diário

Mortágua: Homem de 64 anos continua desaparecido. Já foram percorridos mais de 400 hectares

Parte do dispositivo já foi desmobilizado. No terreno chegaram a estar mais de duas dezenas de operacionais, incluindo equipas com cães de busca e salvamento. Foram também usados drones e um helicóptero

BUSCAS MORTÁGUA

Os Bombeiros Voluntários de Mortágua são agora os únicos meios que estão no terreno a realizar buscas a um homem de 64 anos, que está desaparecido desde a manhã desta quarta-feira (26 de maio). O caso aconteceu em Caparrosinha e, ao que se sabe, o homem saiu para despejar o lixo cerca das 11h00 e não regressou a casa.

O alerta foi dado pouco depois, às 15h00, altura em que as equipas de socorro foram para o terreno, onde chegaram a estar mais de duas dezenas de operacionais, incluindo equipas com cães de busca e salvamento, apoiados por drones e helicóptero. Mas, esta tarde, percorridos mais de 400 hectares, parte do dispositivo foi desmobilizado.

O comandante dos bombeiros de Mortágua, Luís Filipe, explicou ao Jornal do Centro que esteve no terreno um “dispositivo musculado”. “Fomos acionados ao final de almoço para um desaparecido na aldeia de Caparrosinha e, desde essa hora, tivemos no terreno um dispositivo musculado, com cinotécnia, um dispositivo muito forte dos bombeiros, com a GNR e Núcleo de Investigação Criminal”, disse.

Inicialmente, as buscas foram feitas num perímetro próximo da aldeia de Caparrosinha, tendo sido depois alargado. A zona que tem sido batida pelas forças de socorro caracteriza-se pela densa floresta e vários declives acentuados.

“Primeiro, fizemos buscas num perímetro mais próximo do aglomerado da aldeia, do qual não resultou qualquer descobrimento. A partir daí, começámos a alargar perímetro, durante a noite mantivemos equipas com drones com câmaras térmicas para tentar encontrar alguma fonte de calor, mas não conseguimos encontrar a vítima desaparecida”, esclareceu.

Ainda no dia do desaparecimento, a zona foi sobrevoada pelo helicóptero da Proteção Civil que está estacionado em Santa Comba Dão, mas sem sucesso. Já no dia de hoje, reforçou-se o dispositivo com as equipas cinotécnicas.

“Neste momento, mantemos apenas os bombeiros com patrulhamento motorizado e amanhã vamos retomar as buscas com as equipas cinotécnicas na expectativa de encontrar o desaparecido”, acrescentou o comandante da corporação de Mortágua, que tem agora no terreno 16 operacionais, apoiados por sete viaturas.