Geral

23 de 12 de 2022, 16:01

Diário

Mortágua: Obras no Mercado Municipal na reta final

Trabalhos devem ficar concluídos em fevereiro do próximo ano. Câmara investiu 161 mil euros no espaço

mercado municipal mortágua

Fotógrafo: D.R./Câmara de Mortágua

O Mercado Municipal de Mortágua está a sofrer obras de requalificação que já estão “numa fase muito adiantada”, revela a Câmara Municipal. O investimento é superior a 161 mil euros e os trabalhos devem terminar em fevereiro do próximo ano, altura em que o mercado vai completar 30 anos.

Segundo a autarquia de Mortágua, a requalificação visa “melhorar as condições de utilização do edifício quer no plano estrutural quer quanto às condições higieno-sanitárias e equipamentos” e também adequar o mercado “às exigências atuais, mantendo a sua identidade de mercado tradicional, mas adicionando caraterísticas inovadoras e tornando o espaço funcionalmente mais atrativo e acolhedor, com benefícios para os comerciantes e para os clientes que frequentam o espaço”.

A intervenção está a ser realizada por setores, permitindo manter o mercado a funcionar enquanto decorriam as obras.

“Era para nós fundamental que o Mercado não encerrasse por causa das obras, satisfazendo quer os interesses dos comerciantes, que têm aqui o seu rendimento, quer os interesses dos clientes que habitualmente fazem as suas compras diárias ou semanais no Mercado”, afirmou o presidente da Câmara, Ricardo Pardal (PS).

O autarca sublinha a necessidade de o Mercado Municipal se modernizar e atualizar face às exigências dos consumidores, “proporcionando condições de conforto e comodidade e novos serviços, sem perder as suas características de mercado de proximidade, de forma que seja cada vez mais procurado pelos mortaguenses”.

A requalificação contempla a remodelação do pavimento, a reparação e impermeabilização da cobertura, a reorganização dos espaços através da criação de ilhas, a renovação da iluminação, pinturas interiores e exteriores, a remodelação das redes de água e a construção de instalações sanitárias no interior.

Também está prevista a instalação de antecâmaras com o objetivo de reforçar o conforto e isolamento térmico nas áreas de acesso ao mercado e de câmaras de refrigeração para melhorar a conservação dos produtos hortícolas, garantindo a sua qualidade e frescura. A Câmara acrescenta que, no exterior, será instalada uma caixa Multibanco.

O Mercado Municipal continuará a ter uma área destinada aos pequenos produtores locais e outra mais polivalente reservada a ações de promoção e dinamização do espaço “com o objetivo de atrair novos visitantes”, realça a autarquia.