Geral

27 de 04 de 2023, 10:42

Diário

Multiusos de Viseu volta a receber o Escolíadas quatro anos depois

Festival arranca e termina no Pavilhão Multiusos. Quatro escolas do distrito de Viseu vão participar no concurso que vai juntar mais de 1.300 jovens da região Centro

escolíadas

Fotógrafo: Escolíadas

O Pavilhão Multiusos, em Viseu, volta a receber um dos eventos juvenis mais importantes da região Centro. O Escolíadas vai realizar na cidade de Viriato as provas do primeiro polo de competição que dão início à 32.ª edição e que decorrem já esta sexta-feira e sábado (28 e 29 de abril) e também a finalíssima marcada para o dia 3 de junho.

O primeiro polo de competição envolve cinco escolas, das quais quatro da região de Viseu, com mais de 400 alunos e professores em palco. São elas as secundárias Alves Martins (Viseu), de Carregal do Sal e de Santa Comba Dão, a profissional de Carvalhais (São Pedro do Sul) e o Colégio de Albergaria (Albergaria-a-Velha).

A organização espera duas noites de “grande partilha de arte, conhecimento, talento e criatividade entre os jovens”, agendadas para as 21h30 de sexta (altura em que vão apresentar-se as escolas de Carvalhais, Santa Comba Dão e Alves Martins) e sábado (Colégio de Albergaria e Secundária de Carregal do Sal).

As finais vão decorrer em Águeda, entre os dias 26 e 28 de maio, e o Escolíadas regressa a Viseu para a finalíssima no Multiusos a 3 de junho, às 21h30.

“Acho que nunca pensei que chegássemos aqui. Durante algum tempo pensava que o projeto, um dia, teria de acabar. Mas já vamos na 32.ª edição com uma pandemia vencida pelo meio. É um enorme sentido de responsabilidade e muito respeito pelos jovens que todos os anos pisam este palco”, afirmou Cláudio Pires, organizador do Escolíadas.

Em 2023, o Escolíadas conta com a participação de 18 escolas da região Centro que irão atuar em cinco salas e onze noites, mobilizando mais de 1.300 jovens que competem entre si em provas de teatro, música, dança, artes plásticas e claques.

O projeto quer proporcionar experiências artísticas, sensibilizar novos públicos para os diferentes domínios artísticos e promover a participação ativa dos jovens na comunidade. O último ano em que Viseu recebeu o Escolíadas foi em 2019, ano em que o Multiusos recebeu a finalíssima.