Geral

02 de 04 de 2024, 12:35

Diário

Museu Nacional Grão Vasco (Viseu) distinguido com prémio Cinco Estrelas

Espaço museológico é um dos vencedores no distrito de Viseu

museu nacional grão vasco 03 2024 créditos facebook oficial

Fotógrafo: Museu Nacional Grão Vasco

O Museu Nacional Grão Vasco (MNGV) é um dos vencedores do prémio Cinco Estrelas Regiões no distrito de Viseu. O espaço, que tem passado por obras de reabilitação, venceu na categoria Museus.

O MNGV esteve encerrado no mês de março, devido a intervenções orçadas em mais de 1,2 milhões de euros. Entre as novidades está uma nova ala de pintura europeia no primeiro piso. As obras que integram a nova galeria foram entregues graças a uma doação.

Também entre os vencedores do Cinco Estrelas Regiões estão a Barragem da Aguieira na categoria Reservas, Paisagens e Barragens, a Serra do Caramulo nas Serras/Montanhas, a vitela à Lafões na Cozinha Tradicional Portuguesa e o linho de Várzea de Calde (concelho de Viseu) no Artesanato.

Quanto às empresas, o prémio foi entregue ao centro comercial Palácio do Gelo em Viseu, ao restaurante Zé Pataco em Canas de Senhorim, no concelho de Nelas, e à OMB Grupo Óptico.

Ao todo, no Cinco Estrelas Regiões, foram distinguidos 100 ícones regionais e 128 marcas locais de todo o país, depois de uma avaliação a 1 036 marcas. Os testes de seleção envolveram 454 mil consumidores.

A análise inclui três fases de testes e estudos de mercado complementares, incluindo testes de experimentação adaptados a cada produto, serviço e marca, começando pelos grupos de foco ('focus group') que identificam quais os cinco principais atributos que motivam os consumidores nas suas decisões de consumo. Um comité junta a informação dos focus group com a informação das marcas e valida os atributos específicos da categoria que serão avaliadas na fase seguinte.

De seguida, são aplicados testes de experimentação à medida das características de cada candidato através de ações como clientes mistério, inquéritos de satisfação e testes de conceito.

Por fim, a terceira fase envolve um questionário massificado junto de uma amostra representativa da população (nacional ou regional, consoante a presença geográfica do candidato), com afinidade à categoria de consumo.

A região Centro, que inclui os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu, é uma das mais premiadas com 70 galardões.