Geral

29 de 03 de 2024, 12:07

Diário

Na região de Viseu, chuva fica até domingo para "abençoar" Páscoa

As temperaturas mínimas e máximas vão ter um ligeiro aumento. A chuva veio para ficar, pelo menos até quarta-feira, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA)

chuva nuvens tempo

Uma Páscoa “molhada” é o que se espera nos próximos dois dias na região de Viseu com a chuva a manter-se até domingo. O distrito já não está em alerta amarelo, depois de dois dias em que a chuva e o vento notaram-se com intensidade. As temperaturas mínimas e máximas vão ter um ligeiro aumento. A chuva veio para ficar, pelo menos até quarta-feira, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

E o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) disse à Lusa que, devido às mudanças climáticas, Portugal deve preparar-se para mais e piores fenómenos extremos como que o causou inundações em Lisboa na quinta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera está a analisar o fenómeno, pois poderá configurar do ponto de vista técnico um tornado.
O vice-presidente da APA recordou que, entre o final de outubro e o início de novembro, “em 15 dias choveu mais no [rio] Lima do que chove em dois anos no Algarve”.
“O risco aumentou, por isso temos que viver com o risco e aumentar os projetos de proteção”, sublinhou Pimenta Machado. “Prevenção e muito ordenamento do território, é mesmo a nossa grande aposta”, acrescentou.
“Temos que preparar as cidades, territórios e infraestruturas para esta nova realidade, para viver com picos de precipitação, longos períodos de seca e ondas de calor”, disse o dirigente.