Geral

19 de 12 de 2022, 10:16

Diário

Chuva está de regresso e deixa o distrito de Viseu sob alerta

Precipitação vai prolongar-se durante esta semana, segundo as previsões meteorológicas. Autoridades lançam alerta laranja para esta terça-feira

chuva pingo

A semana do Natal vai ser marcada pela previsão de chuva na região de Viseu, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O distrito está hoje sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação forte.

Já durante a madrugada de terça-feira, o alerta vai passar a laranja devido à previsão de chuva e trovoada. O aviso volta a ser amarelo das 9h00 às 15h00 de amanhã.

Para esta segunda-feira, Viseu vai contar com uma máxima de 12 graus e mínima de 9º. Nos restantes concelhos do distrito, as temperaturas vão variar entre os 10 (Penedono) e os 16 graus (Mortágua).

Armamar, Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tabuaço e Vouzela contarão com 15 graus de máxima. Com menos um grau de diferença estão Cinfães, Lamego, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Resende, São Pedro do Sul e Tondela (14º).

Os concelhos de Moimenta da Beira, Sátão e Tarouca chegarão hoje aos 13 graus, Castro Daire e São João da Pesqueira aos 12º e Sernancelhe e Vila Nova de Paiva aos 11º.

Na terça-feira (dia 20), a chuva será mais intensa e a temperatura aumenta em Viseu para os 14 graus. Na quarta-feira (dia 21), a máxima será de 13º.

Para quinta-feira (dia 22), os meteorologistas preveem chuviscos durante o dia e, novamente, uma máxima de 14 graus que vai permanecer na sexta-feira (dia 23).

No fim de semana, altura em que se celebra o ponto mais alto do Natal, a chuva continua mas já com uma melhoria do tempo no horizonte. A temperatura máxima desce para os 13 graus.

No sábado (dia 24), noite da Consoada, a previsão continua a ser de precipitação. Mas, no domingo (dia 25), dia de Natal, estão previstos aguaceiros fracos com algumas abertas.

Viseu em alerta especial da Proteção Civil
Entretanto, a Proteção Civil também já emitiu alerta especial amarelo para nove distritos do país, entre eles Viseu. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) apelou para que as pessoas se autoprotejam perante o risco de inundações em meios urbanos existente durante esta segunda-feira e na madrugada de terça-feira.

Num ‘briefing’ à comunicação social dado ao início da noite de domingo (18 de dezembro), o comandante nacional, André Fernandes, alertou para a possibilidade, face a uma precipitação elevada, não só "de cheias nos rios, mas acima de tudo daquilo que são as inundações em meio urbano".

"Aqui um aviso especial para aquilo que são as áreas urbanas da região norte, da região Centro, e Lisboa e Setúbal", especificou.

Assim, a ANEPC pede à população que, no dia de hoje e na madrugada de amanhã, adote "medidas de autoproteção, face à previsão intensa [de precipitação] e acima de tudo também devido à saturação que os solos têm face à situação na semana transata".

Portanto, explicou o comandante André Fernandes, "as pessoas deverão adotar medidas de autoproteção e adequar a condução face à situação meteorológica adversa expectável e também monitorizar aquilo que são as áreas mais suscetíveis de terem deslizamento de terras e também evitarem comportamentos de risco na linha de costa, como afastarem-se e não procurarem as zonas de costa".

Devem também limpar os circuitos de água, ou mesmo criar barreiras de proteção nas casas para a água não entrar, como chapas, referiu como exemplo.

A Proteção Civil já tinha alertado para o agravamento das condições meteorológicas com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para “precipitação persistente, vento e agitação marítima".

No aviso à população, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil adiantava previsões de “precipitação persistente e por vezes forte a partir da manhã de segunda-feira nas regiões Norte e Centro, com o período mais crítico entre as 21h00 do dia 19 e as 6h00 do dia 20, em especial nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, e entre as 0h00 e as 6h00 do dia 20 nos distritos de Vila Real, Viseu, Aveiro e Coimbra”.

As previsões do IPMA não excluem que venha a ocorrer precipitação por vezes forte e persistente nos restantes distritos, estimando que tal seja “menos provável na região Sul”.

O comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, também admitiu que era expectável que ocorram níveis de precipitação idênticos aos da semana passada.

"A precipitação será intensa, o Instituto do Mar e da Atmosfera já emitiu quer avisos amarelos quer avisos laranja", para alguns dos distritos do país e "portanto é expectável que possam ocorrer alguns quantitativos semelhantes aos da semana transata", afirmou o responsável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.