Geral

16 de 12 de 2021, 17:24

Diário

Em Tabuaço, celebra-se o Natal com concursos

Autarquia está a organizar concursos de incentivo às compras no comércio local, de montras e de decoração natalícia

presepio tabuaço loja

Fotógrafo: D.R.

A Câmara de Tabuaço está a promover um conjunto de iniciativas para a época natalícia, incluindo mais uma campanha de incentivo às compras no comércio tradicional do concelho.

A iniciativa já arrancou e quer, uma vez mais, mobilizar a população do concelho a fazer as suas compras natalícias nas lojas locais.

“Os efeitos da pandemia não aliviaram, ainda, o tecido económico e por isso sentimos a vontade e a necessidade de continuar a apoiar o nosso comércio local avançando, por isso, com mais uma iniciativa do programa”, justificou, em comunicado o presidente da Câmara, Carlos Carvalho.

Por cada 50 euros de compras feitas nos estabelecimentos, serviços e produtores do concelho, a Câmara Municipal vai dar um vale de desconto no valor de 2,50 euros até atingir o montante máximo de 2.000 euros de compras por agregado familiar.

Os vales de desconto podem ser aplicados nas lojas aderentes até 30 de junho do próximo ano.

O município também está a organizar os concursos “Juntos Fazemos Natal” e “As Mais Belas Montras de Natal”, sendo dirigidos às associações e entidades que “contribuem na decoração natalícia de vários espaços da vila” e aos comerciantes que vão enfeitar as suas montras durante a época festiva, respetivamente.

Esta sexta-feira (17 de dezembro), o Centro Escolar de Tabuaço vai receber o Pai Natal que promete surpreender as crianças com presentes didáticos.

Já neste fim de semana, o concelho irá também promover a economia local divulgando, através do Mercado de Natal, os seus produtos endógenos.

As atividades de Natal promovidas pelo município de Tarouca encerram a 16 de janeiro, altura em que se realiza mais um Encontro de Cantares de Janeiras, em Valença do Douro. O evento é apoiado pela autarquia e que tem passado por várias aldeias do concelho.

Já no passado fim de semana, a Câmara organizou no centro comercial Palácio do Gelo, em Viseu, o bolo-rei de Tabuaço, considerando “um dos produtos de excelência e mais associado ao natal e ao concelho”.

O desafio remonta a 2019 e, dois anos depois, foi novamente lançado a todas as pastelarias “com o objetivo de promover e incentivar a produção” do bolo-rei. Segundo a autarquia, o balanço foi “extremamente positivo, tendo superado a experiência de 2019”.