Geral

15 de 03 de 2023, 11:45

Diário

Câmara de Nelas assume competências de ação social

Autarquia reuniu com IPSS e Segurança Social para criar trabalho em rede no concelho

nelas ipss reunião

Fotógrafo: Facebook/Câmara de Nelas

A Câmara de Nelas aceitou as novas competências de ação social, que deverão ser transferidas no próximo mês de abril. O presidente do município, Joaquim Amaral (PSD), realçou que a ação social é uma das prioridades do executivo que lidera, considerando-a “um pilar essencial para a estabilidade social, e que vai ser reforçado com a transferência de competências nesta área”.

As competências de ação social também foram aceites pelas autarquias de Carregal do Sal, Cinfães, Mangualde, Moimenta da Beira, Mortágua, Penalva do Castelo, Penedono e Vila Nova de Paiva. O Governo visou, com a transferência de competências, dar aos municípios a possibilidade de gerir, em maior proximidade, as questões relacionadas com esta área.

Entretanto, as instituições sociais do concelho de Nelas reuniram-se com a Segurança Social de Viseu numa reunião promovida recentemente pela autarquia local. O objetivo, acrescentou a edilidade, passou por unir esforços e encontrar soluções “com a implementação de um trabalho futuro em rede”.

A reunião de trabalho teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença da diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, Márcia Martins, e representantes das IPSS do concelho, que apresentaram e debateram os principais constrangimentos e dificuldades com que se deparam diariamente.

A ação inédita “permitiu a abertura e exposição das situações de cada uma das instituições, bem como um melhor conhecimento da realidade concelhia no âmbito da ação social e dos programas financiados”, referiu em comunicado o município de Nelas. O presidente Joaquim Amaral frisou que o trabalho em rede é possível “com a colaboração e empenho de todos os intervenientes”.

Márcia Martins, diretora da Segurança Social de Viseu, destacou a articulação entre profissionais com o objetivo de melhorar “a qualidade de vida” dos utentes das instituições de cariz social e garantiu o apoio da tutela às instituições de Nelas.

Em futuras reuniões, serão discutidos o lançamento de linhas de crédito para o terceiro setor e as candidaturas no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência e do Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais.