Geral

29 de 11 de 2023, 17:58

Diário

Nelas recebe pela primeira vez prémio de qualidade de água

Câmara foi distinguida com o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano” pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos

câmara de nelas prémio qualidade de saúde

A Câmara de Nelas foi distinguida pela primeira vez com o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano” pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

O prémio foi entregue na segunda-feira (27 de novembro), durante a cerimónia de entrega dos selos no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Em comunicado, a autarquia de Nelas fala de “uma distinção de relevante importância que demonstra bem o compromisso assumido e contínuo na excelência no abastecimento de água de qualidade para a saúde pública dos munícipes”.

“Este reconhecimento reafirma também o empenho dos colaboradores do município, envolvidos neste processo, cujo trabalho diário contribuiu significativamente para esta conquista”, refere a Câmara.

O presidente da autarquia de Nelas, Joaquim Amaral, refere que a qualidade de água tem sido um “baluarte” do município. Para 2024, a Câmara prevê arrancar com a requalificação da ligação do depósito de água local até à Fonte Luminosa, no centro da vila, e promete resolver a falta de pressão de água em muitos pontos do concelho.

O município de Nelas compromete-se ainda com a resolução das perdas de água verificadas no concelho e com a instalação de contadores digitais inteligentes, além da reutilização de águas residuais.

Além de Nelas, também receberam o galardão a Câmara de Penalva do Castelo e a empresa Águas do Planalto, que garante o fornecimento de água aos concelhos de Tondela, Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tábua.

A ERSAR também distinguiu as autarquias de Armamar e São João da Pesqueira, mas a atribuição foi, entretanto, suspensa. Das 227 entidades gestoras que prestaram o serviço de abastecimento público de água em baixa no ano de 2022, 89 foram reconhecidas.