Geral

28 de 07 de 2023, 10:04

Diário

Sol vai brilhar em Viseu no último fim de semana de julho

Viseu regista esta sexta-feira uma subida das temperaturas. Termómetros oscilam no fim de semana. Risco de incêndio aumenta nos próximos dias

sol

Depois de uma quinta-feira de aguaceiros e muitas nuvens, a região de Viseu entra neste fim de semana, o último de julho, com uma subida das temperaturas. O sol vai brilhar nos próximos dias no distrito, acompanhada de alguns períodos de céu pouco nublado.

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Viseu regista hoje (28 de julho) termómetros a oscilar entre os 28 graus de máxima e os 12º de mínima.

No distrito, o mercúrio varia entre os 27 (Cinfães e Resende) e os 32 graus (Tabuaço). Os concelhos de Armamar e Moimenta da Beira contam com 31 graus de máxima.

Carregal do Sal, Mangualde, Mortágua, Nelas, Penalva do Castelo, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe e Vouzela chegam aos 30 graus. Com 29º estão Castro Daire, Penedono, Tondela e Vila Nova de Paiva.

O IPMA prevê 28 graus em Lamego, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão e Tarouca.

No fim de semana, a previsão do tempo é de sol e céu pouco nublado. No sábado (dia 29), Viseu está com 27 graus de máxima e 15º de mínima. E, no domingo (dia 30), o calor aperta com 29º de máxima e 14º de mínima. Para a próxima semana, as temperaturas altas continuam na região.

Risco de incêndio aumenta nos próximos dias
Relativamente ao risco de incêndio, nenhum concelho está hoje sob risco máximo. Em risco muito elevado estão Sernancelhe, Tarouca, São João da Pesqueira, Armamar, Tabuaço, Moimenta da Beira, Penedono, Mangualde e Carregal do Sal. Os outros municípios do distrito apresentam risco elevado.

Nos próximos dias, o risco aumenta com todo o distrito pintado a vermelho (nível muito elevado) no domingo. Na segunda-feira, Moimenta da Beira vai estar sob alerta máximo. E, na terça-feira (1 de agosto), o risco estende-se aos concelhos de Penedono, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Tabuaço e Armamar.