Geral

16 de 04 de 2024, 16:48

Diário

Padre ''filantropo'' vai ser homenageado em Aguiar da Beira

Padre José Augusto da Fonseca, falecido há mais de 20 anos, vai ser alvo de um tributo organizado pelo Centro Social no próximo sábado. É patrono do Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira

padre josé augusto da fonseca aguiar da beira

O Centro Social Padre José Augusto da Fonseca, em Aguiar da Beira, faz no próximo sábado (20 de abril) uma homenagem ao seu patrono, que foi pároco no concelho durante mais de 50 anos e que terá desempenhado um papel de “maior relevo” na vila e na região.

Natural de Carapito, José Augusto da Fonseca nasceu a 22 de março de 1918 e morreu a 22 de janeiro de 1993, aos 74 anos. Ordenado sacerdote em 1941, foi nomeado pároco de Souto e Valverde e, em 1946, passou a acumular as paróquias de Aguiar da Beira e de Coruche.

Segundo o Centro Social que acolhe agora o seu nome, o padre foi “o principal promotor da educação em toda a região, tendo em conta que a escola mais próxima era em Viseu (inacessível à grande maioria das crianças)”. Por isso, construiu um colégio onde foi diretor e professor.

Depois, doou o terreno e angariou o dinheiro para a construção da Escola Secundária de Aguiar da Beira, sendo também o patrono do Agrupamento de Escolas local.

O pároco também criou um jornal regional - "Defesa da Aldeia", que noticiava quinzenalmente os acontecimentos de Aguiar da Beira e Sátão - e promoveu a construção de casas para quem se quisesse fixar em Aguiar da Beira, incentivando à entreajuda da comunidade e fazendo com que houvesse mais ofertas de trabalho no concelho, inclusive para jovens que trabalhavam para conseguir pagar os estudos.

“Esta figura ímpar da nossa região está a ficar esquecida e é necessário que os nossos jovens e crianças possam conhecer este filantropo que viveu ao serviço dos outros, que dinamizou a educação e que lutou sempre para que a população tivesse melhores condições de vida”, defende agora o Centro Social, justificando a homenagem que será feita no sábado.

O programa inclui uma missa na Igreja Matriz de Aguiar da Beira às 18h00 e a inauguração de um mural pintado em graffiti dedicado ao padre às 19h00, seguindo-se depois uma noite de fados com a participação do grupo Alma Fadista na Quinta do Padeiro às 20h00.