Geral

13 de 10 de 2021, 16:50

Diário

Parlamento aprova substituição de Fernando Ruas e Carla Borges

Lugares vão ser ocupados por novos deputados inscritos nas listas do PSD em Viseu. Também saem três parlamentares do PS

Parlamento

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira (13 de outubro), por unanimidade, a substituição de Fernando Ruas e Carla Borges nas listas do PSD por novos deputados, além de mais três parlamentares do PS. Todos os que saem agora do Parlamento vão exercer funções autárquicas.

Fernando Ruas vai ser substituído a partir de hoje por Telmo Antunes. Ruas, que regressa à presidência da Câmara de Viseu, foi deputado nos últimos dois anos - eleito nas legislativas de 2019 - e pediu a renúncia ao mandato.

Já Carla Borges, que vai regressar ao executivo da Câmara de Tondela, pediu a suspensão do mandato e será substituída por Eugénia Duarte a partir de sexta-feira (dia 15) até um máximo de 180 dias.

Já do lado do PS, também vão sair o deputado Ricardo Leão, eleito pelo círculo de Lisboa nas últimas legislativas, que é o novo presidente da Câmara Municipal de Loures. Raul Castro, do círculo de Leiria, foi eleito presidente da Câmara da Batalha, onde concorreu como cabeça de lista de um movimento independente.

Também do PS, o deputado Fernando Paulo Ferreira, do círculo de Lisboa, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Na terça-feira (dia 12), a Comissão da Transparência e Estatuto dos Deputados aprovou os pareceres relativos a estes pedidos.

Na sessão plenária de hoje, após a aprovação, por unanimidade, destes pedidos, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, desejou a todos os deputados que vão deixar o Parlamento “um abraço e votos das maiores felicidades”.