Geral

09 de 11 de 2022, 15:53

Diário

Pindelo dos Milagres classificada como “Aldeia de Portugal”

São Pedro do Sul já tem várias aldeias integradas no grupo, entre elas Manhouce e Covas do Monte

pindelo dos milagres spsul

Fotógrafo: D.R.

Pindelo dos Milagres, no concelho de São Pedro do Sul, foi classificada como “Aldeia de Portugal”, anunciou esta quarta-feira a Câmara Municipal.

O selo foi atribuído pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia, depois do trabalho realizado pela autarquia e pela Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva juntamente com a Junta de Freguesia local, estruturas locais e a comunidade de Pindelo dos Milagres.

Segundo a autarquia, a atribuição da classificação à aldeia de Pindelo dos Milagres foi feita com base nos fatores de História, Arte e Espiritualidade e Festas e Sabores.

O estatuto de “Aldeia de Portugal” vai permitir a Pindelo dos Milagres “a materialização de uma dinâmica social, que envolve as forças vivas da aldeia num processo de valorização do património e a criação de produtos estruturados orientados para experiências turísticas”, sublinha a Câmara.

A rede “Aldeias de Portugal” é constituída por aldeias turísticas situadas no espaço rural, visando abordar a temática do turismo rural de uma forma diferenciadora, valorizando a hospitalidade, o lazer e os usos e costumes.

Pindelo dos Milagres junta-se agora a outras aldeias de São Pedro do Sul que já fazem parte da rede como Covas do Monte, Manhouce, Fujaco e Pena.

A rede inclui ainda outras localidades da região de Viseu como Barranha (Aguiar da Beira), Várzea de Calde (Viseu), Pendilhe (Vila Nova de Paiva), Fataunços (Vouzela), Barcos (Tabuaço), Boassas (Cinfães), Caldas da Felgueira (Nelas), Campo Benfeito (Castro Daire), Castelo (Sátão) e Couto do Mosteiro (Santa Comba Dão).

Também são “Aldeias de Portugal” as povoações de Esmolfe (Penalva do Castelo), Granja do Tedo (Tabuaço), Jueus (Tondela), Lapa (Sernancelhe), Marmeleira (Mortágua), Mezio (Castro Daire), Oliveira do Conde (Carregal do Sal), Quintela de Azurara (Mangualde), São Xisto (S. João da Pesqueira), Souto (Penedono) e Vale de Papas (Cinfães).