Geral

21 de 07 de 2021, 19:12

Diário

Polícias ocupam Rossio em Viseu por um “subsídio de risco digno”

Proposta do subsídio de risco apresentada pelo Governo ronda os 70 euros. Polícias pedem 400 euros

polícia vigília

Os militares da GNR e os agentes da polícia da região de Viseu ocuparam o Rossio, em Viseu, em protesto contra a proposta do subsídio de risco apresentada pelo Governo que ronda os 70 euros. As forças de segurança pedem 400 euros.

As vigílias estavam a ser feitas ao final da tarde em frente aos comandos distritais da GNR e da PSP até ontem (20 de julho). Hoje, os agentes ocuparam o Rossio em Viseu.

“Só não há dinheiro para os polícias”; “Exigimos respeito!”; “Por um subsídio de risco digno”; “Tratem os polícias com dignidade”; “Não aceitamos escolas” são algumas das mensagens que vemos ao passar pela Praça da República.

Em declarações ao Jornal do Centro, Rui Sousa, da Associação dos profissionais da Guarda (APG) disse que a ideia passa por “consciencializar o Ministério da Administração Interna e a população em geral que, de facto, nós [polícias] corremos risco todos os dias e não são 68 euros que pagam esse risco”, assinalou, acrescentando que “a nossa ideia ronda os 400 euros, embora algumas associações peçam 430 euros, outras faseadamente em 200 euros este ano, 300 euros para o ano e 400 euros para o outro”. “Seja como for, é um valor que achamos que seja justo”, remata.