Geral

23 de 03 de 2023, 18:28

Diário

Prisão preventiva para dois dos oito jovens apanhados em operação de combate ao tráfico de droga

A investigação decorria há cerca de um ano e culminou na terça-feira quando as autoridades realizaram buscas em Viseu e Tondela

gnr apreensão

Dois dos oito jovens detidos numa operação de combate ao tráfico de droga que a GNR e PSP lançaram na última terça-feira em vários locais do país ficaram em prisão preventiva, depois de ouvidos em primeiro interrogatório no Tribunal de Viseu. Um dos suspeitos ficou em prisão domiciliária e os restantes cinco com a obrigação de apresentações bissemanais junto das autoridades. Um dos cinco está também proibido de contactar com os restantes elementos do processo e de estar em locais de consumo de droga e junto a escolas.

Estas foram as medidas de coação lidas ao grupo ao fim de dois dias de interrogatório. Os suspeitos começaram a ser ouvidos na quarta-feira e só hoje o tribunal deu por concluído todo o processo.
Os jovens têm idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos. Sobre eles recai a suspeita de tráfico de droga, associado ainda a crimes de ameaças, roubo e posse ilegal de armas de fogo.

A investigação decorria há cerca de um ano e culminou na terça-feira quando os militares da Guarda realizaram diligências - buscas em Viseu e Tondela - que permitiram apurar que os suspeitos dedicavam-se à venda direta do produto estupefaciente aos consumidores, nos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tondela e Viseu, nomeadamente, junto a estabelecimentos de ensino dos concelhos de Tondela e de Viseu. Foi possível também apurar, que existiram episódios em que ocorreram ameaças com recurso a armas de fogo.
A operação, que contou com mais de 100 elementos das autoridades, estendeu-se ainda a Lisboa e Santarém, localidades onde os suspeitos tinham “ramificações”.

No seguimento da operação policial desenvolvida foi dado cumprimento a oito mandados de detenção e 18 mandados de busca, 14 dos quais domiciliárias e quatro em veículos, culminando na apreensão de diverso material e equipamento, nomeadamente: 326 doses de haxixe, 16 doses de cocaína, 12 doses de canábis, 8,1 gramas de crack e 5,93 gramas de MDMA.

Foi ainda desmantelada uma estufa e apreendido diverso material informático, uma viatura, um taser, uma catana e um taco de basebol, além de 650 euros.
A operação policial contou com o reforço de militares dos Destacamentos de Intervenção (DI) de Aveiro, Coimbra, Guarda, Porto e Viseu e de militares da estrutura de Investigação Criminal (IC) de Coimbra, Lisboa, Viseu e da Divisão de Investigação Criminal (DIC), e com o apoio da Polícia de Segurança Pública.