Geral

24 de 11 de 2022, 17:50

Diário

Projeto da escola de cães-guia de Mortágua nomeado para prémio

Projeto "Estou Cãotigo" está entre os onze finalistas do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro

cães mortágua

Fotógrafo: D.R.

Um projeto da Escola de Cães-Guia de Mortágua está entre os onze finalistas da edição deste ano do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

O projeto “Estou Cãotigo” está entre os finalistas da categoria Vida+, uma das três desta iniciativa que recebeu 130 candidaturas apresentadas por 113 entidades de 58 municípios. Segundo a escola de cães-guia, a iniciativa tem como objetivo “dar uma utilidade social e responsável” aos cães formados na escola “com características que se podem adequar a outros tipos de pessoas com outro tipo de necessidades”.

Os destinatários incluem não apenas os cidadãos invisuais, habituais clientes da escola, como também crianças com necessidades educativas especiais e idosos institucionalizados.

Os vencedores serão revelados no nono Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, que decorrerá a 6 de dezembro em Coimbra.

“Com esta atividade, a CCDRC, no contexto dos seus objetivos de desenvolvimento regional e valorização das dinâmicas territoriais, visa potenciar o reconhecimento e a divulgação dos projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável na região Centro”, destaca a organizadora.