Geral

17 de 04 de 2024, 12:59

Diário

Projeto em Tondela dá a conhecer monumentos e sítios arqueológicos

Museu Municipal Terras de Besteiros retoma o projeto “Mas que raio é isto?”, com nove vídeos até ao final deste ano

Mas que raio é isto museu terras de besteiros tondela

Após uma pausa de um ano, o Museu Municipal Terras de Besteiros, em Tondela, retoma esta quinta-feira (18 de abril) o projeto “Mas que raio é isto?”, divulgando os monumentos e os sítios arqueológicos do concelho.

O primeiro vídeo será lançado de forma simbólica amanhã, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Os restantes serão partilhados mensalmente até ao final deste ano.

“Sendo certo que a indiferença e o desconhecimento continuam a ser dois dos maiores obstáculos na luta pela preservação do património cultural, o museu decidiu regressar ao terreno e gravar pequenos vídeos informativos sobre alguns dos monumentos mais emblemáticos existentes no território”, revela uma nota da Câmara de Tondela.

O projeto “Mas que raio é isto?” foi criado pelo Museu Terras de Besteiros em 2022, tendo sido apresentados nove vídeos envolvendo alminhas, lagaretas, pelourinhos, calçadas romanas e monumentos megalíticos.

Agora, na segunda temporada da iniciativa, serão divulgados outros nove vídeos, com uma duração de cerca de cinco minutos cada, focando-se em outros monumentos. O primeiro vídeo será dedicado à freguesia do Guardão.

“A ideia é chamar a atenção das pessoas para as histórias e a estórias daquilo que as rodeia e que, muitas vezes, passa totalmente despercebido”, acrescenta a autarquia de Tondela.