Geral

01 de 03 de 2024, 12:18

Diário

BTL: CIM Viseu Dão Lafões convida a conhecer a região a pé

Iniciativa "Viseu Dão Lafões Pé ante Pé" vai na segunda edição e foi apresentada pela CIM na Bolsa de Turismo de Lisboa. Além das caminhadas, a iniciativa também promove experiências de gastronomia, enoturismo e termalismo

Viseu Dão Lafões Pé ante Pé

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou ontem (29 de fevereiro) na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) a segunda edição do projeto "Viseu Dão Lafões Pé ante Pé", que regressa na próxima primavera para promover os percursos pedestres da região.

Em 2023, a ação levou mais de 1500 pessoas a conhecerem os melhores trilhos de Dão Lafões, realizando 14 caminhadas nos 14 concelhos da CIM. Segundo a entidade intermunicipal, a nova edição reforça a aposta no turismo de desporto e natureza como veículo de dinamização e promoção do território.

Além das caminhadas, a iniciativa também vai promover a circulação de pessoas através de experiências de gastronomia, enoturismo e termalismo, entre outras.

"O turismo de natureza é a principal porta de entrada no nosso território, desde logo graças a um produto compósito que congrega a Ecopista do Dão e do Vouga, aos centros de BTT e de Trail, as Subidas Épicas e os Percursos Pedestres, entre vários produtos de excelência que temos vindo a trabalhar em rede”, realça o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, na apresentação desta iniciativa em Lisboa.

CIM com stand próprio pelo terceiro ano
O responsável destacou ainda o facto de a CIM estar com um stand próprio na BTL pelo terceiro ano consecutivo, "o que realça a união e a capacidade de trabalhar em rede de todos os atores do território sejam eles públicos ou privados". A aposta este ano passa mais pelo turismo de experiências, abrangendo desde a gastronomia, o enoturismo e as experiências de bem-estar, até ao turismo de natureza e ao turismo ativo e desportivo.

Também ontem, apresentaram-se no stand da CIM os municípios de São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Mangualde e Aguiar da Beira, que destacaram os produtos endógenos de cada concelho.

Esta sexta-feira, apresentam-se Nelas, Oliveira de Frades, Castro Daire, São Pedro do Sul e Vila Nova de Paiva. Penalva do Castelo, Tondela, Sátão e Carregal do Sal são os destaques deste sábado (2 de março) na BTL.

A participação de Viseu Dão Lafões na BTL termina no domingo (dia 3) com um programa dedicado às confrarias gastronómicas do território, que darão a provar ao público as suas especialidades culinárias.

Além das apresentações, a CIM também dá prémios aos visitantes da BTL que terão a possibilidade de usufruir de experiências no território, nomeadamente restauração, alojamento, saúde e bem-estar ou espetáculos. No total, as câmaras vão oferecer mais de 300 dessas experiências.