Geral

19 de 10 de 2022, 10:03

Diário

Alerta amarelo de chuva vai continuar. Vem aí a depressão Armand

Região de Viseu esteve sob aviso laranja esta manhã. Chuva mantém-se nos próximos dias

mau tempo chuva

Fotógrafo: Igor Ferreira

O distrito de Viseu continua esta quarta-feira sob aviso amarelo por causa da chuva com possibilidade de trovoada. Esta manhã, a precipitação forte pôs a região em alerta laranja até às 9h00.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o alerta amarelo foi prolongado até às 21h00.

Em causa, segundo os meteorologistas, está um “rio atmosférico” que pode trazer períodos de chuva persistente e que é causado pela “chegada de massas de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água”. As previsões apontam para que a chuva se prolongue nos próximos dias.

Hoje, Viseu conta com uma descida substancial da temperatura máxima para os 17 graus. A mínima na cidade será de 12º.

No distrito, Mortágua tem a temperatura mais alta com 20 grau, seguido de Armamar, Cinfães e Tabuaço com 19º.

Nos concelhos de Carregal do Sal, Nelas, Resende, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela, são esperados 18 graus. Já Lamego, Mangualde, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo e Tarouca têm 17º.

A máxima em Castro Daire, Moimenta da Beira, São João da Pesqueira e Sátão é de 16 graus. O mercúrio em Sernancelhe e Vila Nova de Paiva atinge os 15º e, em Penedono, os 14º.

Para quinta-feira (dia 20), espera-se mais uma descida da máxima em Viseu para os 16 graus.

Chuva, vento e agitação marítima até sábado devido à depressão Armand
Entretanto, Portugal continental vai ser atingido, até sábado (dia 22), pelos efeitos da depressão Armand com vento, chuva por vezes forte e persistente e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA adianta que os efeitos da depressão vão ser sentidos pelo menos até sábado, com vento por vezes forte, transportando uma massa de ar tropical muito húmida.

Por causa da depressão, está também prevista a ocorrência de precipitação por vezes forte e persistente, e vento forte no litoral e terras altas hoje e quinta-feira, com rajadas de vento nos períodos de maior instabilidade, podendo atingir 95 quilómetros por hora (km/h) no litoral Norte e terras altas.