Geral

09 de 05 de 2023, 10:46

Diário

Deputados do PSD eleitos por Viseu dizem estar preocupados com falta de apoios às empresas

Deputados visitaram o concelho de Carregal do Sal e defenderam mais linhas de apoio para as pequenas e médias empresas

carregal do sal psd visita

Os deputados do PSD eleitos por Viseu visitaram na segunda-feira (8 de maio) o concelho de Carregal do Sal, onde falaram com a população e os empresários no município governado pelo PS.

Os parlamentares Hugo Carvalho, Cristiana Ferreira e Hugo Maravilha visitaram as empresas Euroralex, Riportico e Magnum Vinhos e ainda as obras na Casa do Passal, a antiga casa do ex-cônsul Aristides de Sousa Mendes, e que será transformada num museu.

Hugo Carvalho acusou o Governo de não apoiar suficientemente as empresas. “O Governo não está a conseguir concretizar e não tem uma capacidade de iniciativa célere no apoio às empresas, em especial no interior do país”, disse, criticando o facto de o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “favorece muito a obra pública, o dinheiro publico, mas depois falha e dedica muito pouco às empresas”.

O deputado laranja defendeu mais linhas de apoio financeiro para as pequenas e médias empresas e também apoios à eletricidade verde e frisou que o crescimento da economia só é possível graças ao "esforço dos empresários", apesar das dificuldades com a contratação de trabalhadores.

Quanto à agricultura o PSD mostra-se preocupado com o agravamento da seca e as alterações climáticas. "Continua a faltar vontade política e capacidade de ação do Ministério da Agricultura para que os apoios aos empresários destas áreas cheguem de forma mais célebre e para que as respostas às candidaturas a programas de apoio cheguem mais depressa", referiu Hugo Carvalho.

As alterações climáticas também preocupam os sociais-democratas. Hugo Carvalho diz que as temperaturas recorde “são um sinal expressivo da irreversibilidade e da intensidade do aquecimento do nosso planeta”.

O grupo parlamentar do PSD recomendou ao Governo que declare a situação de seca no território nacional. Entretanto, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, revelou ter assinado um despacho que reconhece a situação de seca severa e extrema em 40% do território nacional, afetando sobretudo o sul do país.