Geral

10 de 07 de 2023, 10:18

Diário

Região de Viseu chega aos 35 graus esta segunda-feira

Termómetros deverão baixar nos próximos dias, apontam os meteorologistas, mas o calor mantém-se com sol na região

tempo viseu sol calor bom tempo 10 07 2023

As temperaturas vão baixar esta semana em Viseu, apesar da semana começar com calor. O sol não vai faltar nos próximos dias, garantem os meteorologistas, isto depois de na semana passada se terem registado termómetros acima dos 34 graus naquela que foi a semana mais quente do planeta.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Viseu conta esta segunda-feira (10 de julho) com 32 graus de temperatura máxima e 12º de mínima.

Hoje, o tempo vai estar muito quente no distrito com termómetros acima dos 35 graus, a temperatura prevista para os concelhos de Nelas e Tabuaço. Já Armamar, Mangualde, Moimenta da Beira, Penalva do Castelo e São João da Pesqueira apresentam 34º de máxima.

Carregal do Sal, Penedono, São Pedro do Sul e Vouzela estão com 33 graus, Castro Daire, Lamego, Mortágua, Sátão, Sernancelhe, Tarouca, Tondela e Vila Nova de Paiva com 32º, Oliveira de Frades e Santa Comba Dão com 31º e, por fim, Cinfães e Resende com 30º.

Na terça-feira (dia 11), a temperatura em Viseu baixa para os 28 graus de máxima. Depois, volta a descer para os 27 graus na quarta (dia 12). Já na quinta-feira (dia 13), o mercúrio bate novamente os 28 graus. E, na sexta-feira (dia 14), voltam a atingir os 27 graus.

No fim de semana, o calor continua mantendo-se os 27º de máxima em Viseu no sábado e no domingo (dias 15 e 16).

Risco máximo de incêndio esta terça-feira no distrito
O risco de incêndio vai manter-se também elevado em vários concelhos do distrito ao longo da semana.

Esta segunda-feira, onze municípios – Viseu, Penalva do Castelo, Mangualde, Nelas, Carregal do Sal, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Penedono, Armamar, São João da Pesqueira, Tabuaço – estão com risco muito elevado. Os restantes concelhos apresentam risco elevado com as exceções de Lamego, Cinfães, Resende, Oliveira de Frades e Vouzela, que estão com nível moderado.

E, na terça-feira, São João da Pesqueira, Armamar, Tabuaço, Mangualde e Moimenta da Beira registam risco máximo.