Geral

02 de 08 de 2023, 10:25

Diário

Região de Viseu com aguaceiros, mas risco de incêndio continua elevado

A temperatura máxima vai rondar os 22 graus, em Cinfães e os 28º, em Carregal do Sal, Nelas e Tabuaço. A temperatura mínima vai rondar os 11º, em Vila Nova de Paiva e os 15º em Armamar.

NUVENS TEMPO TROVOADA CHUVA METEOROLOGIA

Fotógrafo: Jornal do Centro

A região de Viseu está esta quarta-feira (2 de agosto) com previsões de aguaceiros e céu nublado, sobretudo durante o período da manhã. A temperatura máxima vai rondar os 22 graus, em Cinfães e os 28º, em Carregal do Sal, Nelas e Tabuaço.

Armamar, Mangualde, Moimenta da Beira, Penalva do Castelo, São João da Pesqueira vão contar com 27º, já com 26º os concelhos de Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tondela e Vouzela.

O termómetro vai chegar aos 25º em Castro Daire, Lamego, Oliveira de Frades, Tarouca, Vila Nova de Paiva e Viseu. Já com 23º o município de Resende.

A temperatura mínima vai rondar os 11º, em Vila Nova de Paiva e os 15º em Armamar.

Apesar do tempo mais fresco e das previsões de aguaceiros, a região de Viseu continua em risco de incêndio rural. Moimenta da Beira e Sernancelhe apresentam risco máximo, Armamar, Carregal do Sal, Castro Daire, Lamego, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo, Penedono, São João da Pesqueira, Sátão, Tabuaço, Tarouca, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela estão em risco muito elevado.

Já em risco elevado os concelhos de Cinfães, Mortágua, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul e Tondela. Resende está em alerta moderado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as mais de 5.181 ocorrências de fogo já afetaram 10.565 hectares de espaços rurais.