Geral

29 de 01 de 2024, 10:01

Diário

Região de Viseu com temperaturas elevadas para esta época do ano

Cidade de Viseu com máximas entre os 17 e os 18 graus esta semana. Meteorologistas preveem regresso das poeiras do norte de África

Temperatura Quente sol meteorologia tempo

Fotógrafo: Igor Ferreira

O mês de janeiro termina com temperaturas acima do normal na região de Viseu. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê poucas oscilações nos termómetros em Viseu, com máximas entre os 17 e os 18 graus nos próximos dias. Os meteorologistas também apontam para o regresso das poeiras do norte de África, que chegam ao continente esta segunda e terça-feira.

Hoje, a cidade de Viseu atinge os 18º de máxima e os 8º de mínima. No distrito, as máximas estão entre os 15º (Penedono e São João da Pesqueira) e os 20º (Carregal do Sal, Mortágua, São Pedro do Sul e Vouzela).

Os concelhos de Cinfães, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Resende, Santa Comba Dão e Tondela ficam com 19 graus de máxima. Já com 18º estão Castro Daire, Mangualde, Nelas, Sátão e Vila Nova de Paiva.

O IPMA prevê 17 graus de máxima em Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tabuaço e 16º em Armamar, Lamego e Tarouca.

As mínimas oscilam entre os 4º (São João da Pesqueira) e os 10º (Cinfães e Resende).

Para terça-feira (dia 30), as temperaturas em Viseu já descem ligeiramente para os 17 graus de máxima e os 7º de mínima. Na quarta (dia 31), a máxima volta a estar marcada nos 18º.

Para quinta-feira (1 de fevereiro), a máxima desce para os 17º, mas a mínima sobe para os 8º. E, na sexta-feira (dia 2), os termómetros em Viseu variam novamente entre os 7º e os 17º.

No próximo fim de semana, a máxima na cidade mantém-se nos 17 graus, mas a mínima vai ficar nos 6º.

Temperaturas máximas continuam esta semana acima da média no país
As temperaturas máximas em Portugal continental vão manter-se acima da média esta semana, entre os 17 e os 19 graus Celsius, ligeiramente abaixo da semana passada.

“Na semana passada estiveram acima da média para o mês de janeiro. Por exemplo, no domingo os valores da máxima estiveram cerca de 2 a 7/8 graus acima do normal para a época, variando, claro, da localização das estações do IPMA”, disse a meteorologista Patrícia Gomes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a especialista, as temperaturas máximas vão manter-se abaixo dos 20 graus, sendo pontualmente superiores (20/21 graus) na região sul do Vale do Tejo.

“Mas de um modo geral vão estar entre os 17 e os 19 graus, ficando estáveis ao longo da semana”, indicou.

O IPMA prevê também para esta semana, segundo Patrícia Gomes, vento fraco a moderado, céu com alguma nebulosidade e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de precipitação fraca no litoral.
“Para hoje e amanhã [terça-feira] estão também previstas poeiras em suspensão vindas do Norte de África. No domingo afetaram o arquipélago da Madeira e a partir de hoje será o continente. Não se espera que seja muito intenso, poderá até não ser visível, mas ainda assim vão estar na atmosfera”, disse.