Geral

03 de 07 de 2023, 10:37

Diário

Risco de incêndio em Viseu continua alto esta semana

Região vai contar com risco muito elevado nos próximos dias. Tabuaço é o único concelho da região que vai estar sob risco máximo na sexta-feira

Bombeiros em incendio de mangualde

Fotógrafo: Igor Ferreira

O risco de incêndio vai continuar muito elevado em grande parte da região de Viseu nos próximos dias. As informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) referem que, esta segunda-feira (3 de julho), catorze concelhos apresentam risco muito elevado.

Tratam-se de Viseu, Tondela, Santa Comba Dão, Carregal do Sal, Aguiar da Beira, Penalva do Castelo, Mangualde, Nelas, Armamar, São João da Pesqueira, Tabuaço, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Penedono. Os restantes concelhos têm risco elevado.

Na terça-feira (dia 4), Tarouca passa a risco muito elevado e Tondela desce de nível para o risco elevado. Na quarta-feira (dia 5), Tarouca e Carregal do Sal voltam ao risco elevado e, na quinta-feira (dia 6), o mesmo acontece em Aguiar da Beira.

Na sexta-feira (dia 7), Tabuaço é o único concelho da região que está sob risco máximo. Em risco muito elevado continuam Viseu, S. João da Pesqueira, Armamar, Tarouca, Moimenta da Beira, Penedono, Sernancelhe, Aguiar da Beira, Sátão, Penalva do Castelo, Mangualde, Nelas, Carregal do Sal e Santa Comba Dão. A restante região fica sob risco elevado.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

As previsões meteorológicas apontam para uma descida das temperaturas na região de Viseu ao longo dos próximos anos. Em Viseu, estão previstos 31 graus de máxima esta segunda-feira.