Geral

28 de 07 de 2023, 11:24

Diário

Risco de incêndio na região de Viseu aumenta nos próximos dias

Esta sexta-feira, nenhum concelho do distrito está sob risco máximo, que só regressa no início da próxima semana

Incêndio Mangualde

Fotógrafo: DR

O risco de incêndio no distrito de Viseu vai aumentar nos próximos dias, revelam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta sexta-feira (28 de julho), nenhum concelho da região está sob risco máximo. Em risco muito elevado estão Sernancelhe, Tarouca, São João da Pesqueira, Armamar, Tabuaço, Moimenta da Beira, Penedono, Mangualde e Carregal do Sal.

Os outros municípios do distrito (Viseu, Tondela, Mortágua, Santa Comba Dão, Nelas, Penalva do Castelo, Sátão, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul, Oliveira de Frades, Vouzela, Lamego, Resende e Cinfães) apresentam risco elevado.

Nos próximos dias, o risco aumenta com todo o distrito pintado a vermelho (nível muito elevado) no domingo.

Na segunda-feira, Moimenta da Beira vai estar sob alerta máximo. E, na terça-feira (1 de agosto), o risco estende-se aos concelhos de Penedono, Sernancelhe, São João da Pesqueira, Tabuaço e Armamar.

A nível nacional, cerca de 20 concelhos dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Portalegre e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo muito elevado estão cerca de 90 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança e Vila Real.

O IPMA colocou ainda em perigo elevado de incêndio dezenas de outros concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Portalegre, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as mais de 4.992 ocorrências de fogo já afetaram mais de 10.500 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente uma pequena subida da temperatura máxima, mais significativa na região Centro, e uma pequena descida da temperatura mínima, em especial no interior. Há igualmente possibilidade de chuva fraca ou chuvisco no Minho e Douro Litoral.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13º Celsius (Bragança, Coimbra e Leiria) e os 20ºC (Faro e Portalegre) e as máximas entre os 25ºC (Aveiro) e os 36ºC (Castelo Branco, Évora e Beja).