Geral

06 de 04 de 2023, 10:00

Diário

Risco elevado de incêndio no distrito de Viseu. Páscoa com máximas a chegar aos 28 graus

Esta quinta-feira, segundo os meteorologistas, as máximas vão oscilar entre os 21 graus, em Moimenta da Beira e os 27º, em Mortágua

Temperatura Quente sol

Fotógrafo: Igor Ferreira

Praticamente todo o distrito de Viseu está esta quinta-feira em risco elevado de incêndio rural. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em risco moderado estão apenas os concelhos de Cinfães, Lamego, Mortágua, Resende, Santa Comba Dão, Tarouca e Vila Nova de Paiva.

Assim, Armamar, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Moimenta da Beira, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul, Sátão, Sernancelhe, Tabuaço, Tondela, Viseu e Vouzela estão em risco elevado, o terceiro mais grave.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Os próximos dias não serão muito diferentes, no que diz respeito ao perigo de incêndio, já que as temperaturas vão continuar a subir. Na Páscoa os termómetros vão mesmo chegar aos 28º em alguns concelhos do distrito.

Esta quinta-feira, segundo os meteorologistas, as máximas vão oscilar entre os 21 graus, em Moimenta da Beira e os 27º, em Mortágua. Para os concelhos de Penedono, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva os meteorologistas preveem 22º, Lamego, Sátão e Tarouca com 23º, Armamar, Cinfães, Mangualde, Resende, São João da Pesqueira, e Viseu com 24º.

Já em Carregal do Sal, Castro Daire, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tabuaço e Vouzela são esperados 25º e com 26º o concelhos de Tondela.

As mínimas vão rondar os 5º em Penedono e os 10º em Armamar, Sátão, Tabuaço e Vouzela.