Geral

25 de 05 de 2023, 16:45

Diário

Ruas acolhe novas regras de pagamento no recinto da Feira de S. Mateus propostas pela Viseu Marca

Autarca afirma que não lhe parece "nada de outro mundo que quem ganha 100 dê cinco por cento para melhorar o espaço comum”.

Pulseira Feira de S. Mateus

Fotógrafo: Igor Ferreira

O presidente da Câmara de Viseu não vê inconveniente na decisão da Viseu Marca em pedir cinco por cento do valor que é transacionado pelos operadores económicos na Feira de S. Mateus e de ser usado um novo sistema de pagamento no recinto. Para Fernando Ruas, o certame “não pode ser um maná só para alguns”.

As declarações surgem no seguimento do descontentamento mostrado pelos feirantes que, de acordo com o regulamento, terão de entregar à organização cinco por cento de todas as operações, incluindo as realizadas em numerário.
Na reunião desta quinta-feira do executivo, o assunto foi levantado pelos vereadores do PS – depois de noticiado no Jornal do Centro - e embora na altura o presidente da Câmara não estivesse presente no encontro, acabou por falar mais tarde aos jornalistas. “Não me parece nada de outro mundo que quem ganha 100 dê cinco por cento para melhorar o espaço comum”, sustentou, frisando que o certame tem “todas as condições para se financiar a ele mesmo”.

Tal como o Jornal do Centro noticiou, feirantes e empresários que fazem a Feira de S. Mateus, em Viseu, estão descontentes com as novas regras de pagamento no recinto impostas pela organização para este ano e ponderam avançar com demonstrações de desagrado se não for encontrada uma solução.
A Viseu Marca diz estar atenta às reivindicações, mas lembra que os tempos estão a mudar e o certame tem de caminhar no sentido da transição digital.
O assunto vai ser debatido na próxima assembleia geral, marcada para esta sexta-feira. Até lá, ficou a promessa de reuniões entre a Viseu Marca e os operadores.

A Feira de S. Mateus abre portas a 10 de agosto e estende-se até 21 de setembro. A organização é da responsabilidade da Viseu Marca, da qual 48% do capital social são detidos pela AIRV - Associação Empresarial da Região de Viseu, 48% pelo Município de Viseu e 4% pela ACDV - Associação Comercial do Distrito de Viseu.