Geral

15 de 01 de 2024, 12:44

Diário

Covid-19 e gripe: Saiba as farmácias de Viseu onde se pode vacinar

Vacinação foi alargada esta segunda-feira a mais faixas etárias. Quem tem mais de 50 anos já pode tomar a vacina contra a gripe. Já a vacina contra a Covid foi alargada aos maiores de 18 anos

farmácia viriato viseu arquivo nascentro jcentro v2

Fotógrafo: Arquivo Jornal do Centro

Há 107 farmácias do distrito de Viseu que estão a administrar vacinas contra a gripe e a Covid-19. A partir desta segunda-feira, a vacinação à gripe foi alargada à população com mais de 50 anos. Já a vacina contra a Covid passa a ser administrada a quem tem mais de 18 anos.

A decisão foi tomada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde e surge numa altura em que se regista um aumento significativo de casos de infeção pelo coronavírus e pela gripe na população ativa, segundo dizem as entidades.

Só no concelho de Viseu, 25 farmácias aderiram à campanha de vacinação sazonal outono-inverno. Tratam-se dos estabelecimentos A Medicinal, Avenida, Confiança, Costa, Farmácia da Misericórdia, Farmácia de Bodiosa, Ferrão e Castro, Gama, Gastromil, Grão Vasco, Marques, Moderna, Mouro, Nery, Nova, Oliveira, Orgens, Pinto de Campos, Portugal, São Jorge, São José, Silva de Oliveira, Vaz, Viriato e Viso.

Um farmacêutico de Viseu disse ao Jornal do Centro que várias pessoas já foram tomar a vacina e que a maioria dos estabelecimentos funciona em regime de ‘casa aberta’. Também garantiu que não há receio com o fim das doses porque estas estão a ser entregues às farmácias.

Da lista disponibilizada pelo Infarmed, a lista das farmácias inclui também 82 espaços espalhados pelos concelhos da região de Viseu. Tondela é o segundo concelho do distrito com mais farmácias abertas (Bela Vista, Besteiros, Lajeosa, Caramulo, Gama Vieira, Horta, Molelos, Moura, Soares e Tomás Ribeiro).

Com sete farmácias (Avenida, Fernandes, Fontoura, Lemos, Parente, Santos Monteiro e Senhora dos Remédios), Lamego é o terceiro município com mais estabelecimentos aderentes à campanha de vacinação.

Já com seis farmácias, estão os concelhos de Cinfães (Correia, Ferreira, Nespereirense, Nova de Cinfães, São Cristóvão e Vieira Marques), Mangualde (Albuquerque, Avenida, Beirão, Espinho Petrucci, Feliz e Nogueira) e Nelas (Albino Pais, Azevedo Pereira, Misericórdia, Pelourinho, Faure e Monteiro).

Os municípios de Castro Daire (Costa, Gastão Fonseca, Matias Pereira, Moderna e Misericórdia) e de São Pedro do Sul (Arminda Silva, Misericórdia, Dias, Elvira Coelho e Pindelo dos Milagres) têm cinco farmácias cada.

Por sua vez, são quatro as farmácias abertas para vacinas em Carregal do Sal (Abreu, Lusitana, Moderna e Rodrigues) e em Santa Comba Dão (Monteiro, Sales Mano, Santa Comba e Vasco da Gama).

Há três farmácias cada de Sátão (Andrade, Carvalho e Santo André), Vouzela (Torre, Teixeira e Vouzela), Moimenta da Beira (César, Ferreira e Moderna), Mortágua (Abreu, Batista Melo e Juiz de Fora) e Oliveira de Frades (Martinho, Oliveirense e Pessoa) na lista do Infarmed.

Com dois estabelecimentos cada estão Armamar (Batista Ramalho e Lúcio), Penalva do Castelo (Claro e Silveira), Sernancelhe (Confiança e Mota), Tabuaço (Confiança e D’Ouro) e Tarouca (Augusta e Moderna).

Em Penedono, o concelho mais pequeno do distrito de Viseu, só uma farmácia (Rua) está aberta para vacinas. O mesmo acontece em Resende (Farmácia Nova), em São João da Pesqueira (Tavares) e em Vila Nova de Paiva (Galénica).

O processo de validação de elegibilidade das pessoas será baseado na idade e no histórico vacinal de cada utente. Apesar deste alargamento das faixas etárias, a população com mais de 60 anos deverá continuar a ser prioritária no contexto da vacinação sazonal.

A lista das farmácias comunitárias aderentes à campanha de vacinação pode ser consultada no site do Infarmed. Só na gripe e de acordo com a DGS, a 31 de dezembro, em Portugal, havia uma cobertura vacinal contra a gripe de 62,4% junto das pessoas com mais de 60 anos.