Geral

14 de 06 de 2022, 14:28

Diário

São Pedro do Sul vai plantar mais de 100 árvores em espaços verdes

Autarquia viu aprovada candidatura para rearborização de espaços verdes. Projeto inclui também intervenção no sistema de rega e colocação de bancos

parque verde são pedro do sul

Fotógrafo: D.R./Câmara de São Pedro do Sul

A Câmara de São Pedro do Sul viu aprovada uma candidatura no âmbito da rearborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano, que visa garantir a sustentabilidade ambiental, contribuindo para a descarbonização dos espaços urbanos, para a minoração dos efeitos da poluição e para o suporte à biodiversidade.

“Esta intervenção, que representa um investimento de 75 mil euros, comparticipada a 100% pelo Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER, engloba a plantação de 173 árvores e de 923 arbustos, privilegiando as espécies autóctones e a aplicação de sistemas de ancoragem, tutoragem e proteção das árvores”, explicou a autarquia.

Ainda de acordo com a Câmara, a intervenção contempla também a “aplicação de casca de pinheiro nos canteiros com arbustos, para manutenção da humidade no solo e controlo natural dos infestantes, e instalação de sistemas de rega automático e de sistemas de bombagem para captação de água, a partir de um recurso hídrico local, que irá abastecer o sistema de rega, evitando a utilização da água da rede pública”.

“Os trabalhos, que serão realizados tanto no Parque Urbano das Nogueiras, em Pouves, e nas margens do Rio Vouga, nas Termas, inclui ainda a instalação de mobiliário urbano, tais como bancos, papeleiras e mesas com bancos, enquadráveis na envolvente”, acrescentou a autarquia.