Geral

22 de 03 de 2024, 10:00

Diário

Sexta-feira de calor e poeiras do norte de África no céu de Viseu

Páscoa vai ser de chuva na região, mas antes ainda há sol neste fim de semana. Máximas no distrito atingem hoje os 30 graus

Poeiras tempo meteorologia céu

Fotógrafo: Jornal do Centro

O céu da região de Viseu voltou a receber esta sexta-feira (22 de março) poeiras de ar vindas do norte de África. Uma situação que já não é nova e que, agora, volta a repetir-se numa altura em que as previsões meteorológicas ainda apontam para sol neste fim de semana, antes da chuva regressar na Páscoa.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) já tinha alertado ontem (dia 21) à população para se prevenir contra uma situação de fraca qualidade do ar hoje e sábado (dia 23) devido a uma massa proveniente dos desertos do continente africano com poeiras em suspensão.

Devido a esta ocorrência, a autoridade de saúde prevê “a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar, afetando, nomeadamente, as regiões do Alentejo e Algarve e o interior da zona Centro.

“Este poluente (partículas inaláveis — PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações“, adverte a DGS, que recomenda à população para não fazer esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

Os grupos de cidadãos mais vulneráveis, como crianças, idosos ou pessoas com problemas respiratórios crónicos e foro vascular, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, “devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas”. Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso e em caso de agravamento de sintomas ligar para a linha Saúde 24 (808 24 24 24).

Sol no fim de semana, chuva na Páscoa
Entretanto, para esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para 27 graus de temperatura máxima e 14º de mínima em Viseu, prevendo-se céu limpo durante o dia.

No distrito, as máximas atingem os 30 graus em Mortágua e os 29º em São Pedro do Sul e Vouzela. Em Carregal do Sal, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão e Tondela, a temperatura prevista é de 28º.

Estão previstos 27 graus de máxima em Cinfães e Nelas, 26º em Armamar, Castro Daire, Mangualde, Resende, Sátão e Tabuaço, 25º em Lamego e Vila Nova de Paiva, 24º em São João da Pesqueira e Tarouca, 23º em Moimenta da Beira e Sernancelhe, e 22º em Penedono.

As mínimas hoje estão entre os 8º (São João da Pesqueira) e os 15º (Mortágua).

Para o fim de semana, o IPMA prevê nuvens altas na região, além de uma descida das temperaturas. No sábado, Viseu atinge os 23 graus de máxima e os 14º de mínima. Já no Domingo de Ramos (dia 24), os termómetros no concelho vão oscilar entre os 11º e os 22º.

A Páscoa, que se celebra já na próxima semana, vai ser passada com chuva no distrito.