Geral

20 de 10 de 2022, 10:14

Diário

Chuva continua em Viseu. Proteção Civil deixa alertas

Distrito de Viseu registou no dia de ontem mais de 30 ocorrências. Efeitos da depressão Armand continuam até sexta-feira

chuva mau tempo

Fotógrafo: Igor Ferreira

O distrito de Viseu continua esta quinta-feira sob alerta. A chuva forte e persistente motiva mais um aviso amarelo para entre as 12h00 e as 18h00 de hoje, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta manhã, o sol ainda brilhava em Viseu. Mas, de acordo com a meteorologia, a cidade vai continuar a contar precisamente com previsões de chuva, com uma máxima prevista de 15 graus e mínima de 11º.

No distrito, Carregal do Sal e Mortágua têm as temperaturas mais elevadas com 20 graus de máxima prevista, seguidos de Armamar, Resende, São Pedro do Sul, Tabuaço e Vouzela, que contam com 19º.

Cinfães, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, São João da Pesqueira e Tondela ficam com 18 graus de máxima. Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Penalva do Castelo e Tarouca estão com 17º.

Castro Daire tem 16º, Penedono, Sátão e Sernancelhe 15º e Vila Nova de Paiva 14º.
Para sexta-feira (dia 21), a chuva continua com os termómetros em Viseu a permanecerem nos 15 graus.

Entretanto, Portugal vai continuar a ser afetado pelos efeitos da depressão Armand até sexta-feira, prevendo-se a continuação de chuva, persistente e por vezes forte, e de agitação marítima, informou o IPMA.

A depressão Armand provocará ainda em Portugal a ocorrência de vento forte do quadrante sul, temporariamente forte no litoral e nas terras altas até quinta-feira, com rajadas que poderão atingir 80 km/hora no litoral Norte e 90km/hora nas terras altas, acrescenta o IPMA.

Mais de 30 ocorrências em todo o distrito
Quarta-feira ficou marcada pela chegada da depressão Armand, com chuva e vento forte. No distrito de Viseu, a Proteção Civil registou 34 ocorrências, sendo que 23 foram quedas de árvores, um movimento de massas, cinco inundações de estruturas, duas quedas de estruturas e quatro limpezas de via.

Os concelhos de Viseu e Oliveira de Frades foram os mais afetados pelo mau tempo. "O sul do distrito de Viseu foi o que registou o maior número de ocorrências, tendo-se também havido nota de algumas situações no Norte, mas em menor número", disse ao Jornal do Centro o 2º Comandante Operacional Distrital de Viseu (CODIS), Humberto Sarmento.

Apesar das mais de três dezenas de ocorrências, o responsável explica que "não foram situações com grande gravidade e expressão, tendo em conta o tipo de evento".

A chuva e vento deverão manter-se e, por isso, a Proteção Civil deixa alguns alertas à população.

"As principais recomendações passam pela atenção com árvores em risco de queda e a necessidade de desentupimento de caixas de escoamento de água e em habitações. Alerta ainda para que as pessoas garantam que estruturas estão bem seguras e presas", diz Humberto Sarmento.