Geral

28 de 11 de 2022, 10:07

Diário

Tempo mais frio esta semana na região de Viseu

"Besta do Leste", massa de ar gelado, pode chegar a Portugal nos próximos dias

onda de frio repetido

O tempo vai ficar mais frio na região de Viseu, segundo indicam as previsões meteorológicas. A temperatura mínima poderá atingir valores negativos no final desta semana, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Tudo indica que, nos próximos dias, o país fique mais frio por causa da chamada “besta do Leste”, um fenómeno que vem da Sibéria e que consiste numa concentração de ar gelado que deverá chegar primeiro à Europa Central e depois à Península Ibérica. Segundo o site espanhol ‘El Tiempo’, ainda não existem certezas absolutas sobre a direção deste ar frio, mas a probabilidade de atingir Espanha e Portugal é bastante elevada.

De acordo com os meteorologistas, Viseu vai registar esta segunda-feira 11 graus de máxima e 3º de mínima, prevendo-se ainda períodos de céu pouco nublado e limpo durante o dia. No resto do distrito, as máximas vão oscilar entre os 9º (Penedono) e os 15º (Mortágua).

Os concelhos de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela terão 14 graus de máxima. Com menos um grau estarão Armamar, Cinfães, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Resende e Tabuaço.

Castro Daire, Lamego, Mangualde, Sátão e Tarouca contarão com 12º de máxima, Moimenta da Beira e São João da Pesqueira com 11º e Sernancelhe e Vila Nova de Paiva com 10º.

O bom tempo continua na terça-feira (dia 29), dia em que Viseu vai manter os 11 graus de máxima, mas registará uma descida da mínima para os 2º. Na quarta-feira (dia 30), regressa a chuva, que vai ser de pouca dura, prevendo-se ainda 10 graus para a região. Na quinta-feira, dia de feriado (1 de dezembro), o sol regressa com 12 graus de máxima.

Já na sexta-feira (dia 2), as temperaturas vão descer ainda mais. Nas mínimas, Penedono, São João da Pesqueira e Vila Nova de Paiva registarão -1º. Já Viseu, Castro Daire e Moimenta da Beira chegarão aos 0º.

No fim de semana, a previsão aponta para chuva com uma máxima mais baixa de 9 graus no sábado (dia 3). Para domingo (dia 4), a máxima volta a subir para os 11º.