Geral

01 de 01 de 2024, 10:32

Diário

Tome nota na agenda! Os feriados e as pontes que acontecem em 2024

Dez concelhos da região de Viseu vão ter fins de semana prolongados devido aos seus feriados municipais. Confira aqui as datas

calendário genérico

Fotógrafo: D.R.

Se é um daqueles que já está a pensar nos planos para 2024, pode começar a ver quais os feriados e pontes que deve tirar no novo ano. Ao todo, Portugal contará com 13 feriados obrigatórios, três dos quais ao domingo, e um facultativo, o Carnaval, mas também não ficam esquecidos os feriados municipais.

Na região de Viseu, há dez concelhos que vão ter fins de semana prolongados devido aos seus dias de município. Armamar, Cinfães, Moimenta da Beira, São João da Pesqueira, Tabuaço e Nelas vão celebrar o São João a uma segunda-feira (24 de junho).

Já Carregal do Sal vai assinalar o seu feriado a 15 de julho, na terceira segunda-feira desse mês. Também em Tondela e Oliveira de Frades, o feriado municipal calha à segunda (16 de setembro e 7 de outubro, respetivamente). E, por fim, Sernancelhe vai assinalar o seu dia a uma sexta-feira (3 de maio).

No distrito, grande parte dos restantes concelhos terão feriados ao fim de semana. São os casos de Aguiar da Beira (10 de fevereiro, sábado); Vila Nova de Paiva (2 de março, sábado); Castro Daire, Penedono e São Pedro do Sul (29 de junho, sábado e dia de São Pedro); Penalva do Castelo (25 de agosto, domingo); e, por fim, Lamego e Mangualde (8 de setembro, domingo).

O feriado municipal em Viseu calha a um sábado (21 de setembro), enquanto Resende e Tarouca assinalam os seus feriados ao domingo (29 de setembro).

Já em Mortágua, Santa Comba Dão e Sátão, os feriados calham em dias de ponte. Os dois primeiros concelhos celebrarão a quinta-feira da ascensão a 9 de maio, enquanto que o feriado de Sátão acontece numa terça-feira (20 de agosto).

Quanto aos feriados nacionais, depois desta segunda-feira (dia de Ano Novo), surge a primeira ponte do ano na terça-feira de Carnaval (13 de fevereiro). Embora este não seja um feriado obrigatório, os funcionários públicos têm habitualmente tolerância de ponto.

Já a Páscoa será assinalada num fim de semana prolongado, com a Sexta-Feira Santa a calhar ao dia 29 de março e o Domingo de Páscoa no dia 31. O 25 de Abril será a uma quinta-feira, resultando em mais uma ponte.

O Dia do Trabalhador (1 de maio) acontece numa quarta-feira. E há mais uma ponte para marcar, desta vez o Corpo de Deus, que calha a uma quinta. Junho será o mês do Dia de Portugal (dia 10), que acontece a uma segunda-feira.

Em julho, não há feriados nacionais, mas, em agosto, a Assunção da Nossa Senhora (dia 15) calha numa quinta-feira, em mais uma ponte. Em outubro, há o feriado da Implantação da República (dia 5), um sábado.

Já em novembro, há boas notícias porque acontece um fim de semana prolongado, com o Dia de Todos os Santos (dia 1) a calhar numa sexta-feira.

Por fim, o mês de dezembro conta com três feriados. Os dias 1 (Restauração da Independência) e 8 (Imaculada Conceição) acontecem ambos a um domingo. E o Natal (dia 25) será a meio da semana, numa quarta-feira.

calendário 2024

Fotógrafo: www.calendario-365.pt